A Unifacs firmou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) para participar da Campanha Mesário Voluntário, cujo objetivo é atrair especialmente universitários, estudantes secundaristas e servidores públicos para atuarem no processo eleitoral. O termo de adesão ao programa foi entregue à presidente de TRE, desembargadora, Lícia de Castro de Carvalho, pelo reitor da universidade, professor Manoel Barros.
Para o professor está é uma iniciativa pertinente e que dá à universidade a oportunidade de contribuir com o exercício pleno da cidadania. "A campanha conta desde já com o nosso apoio". A proposta do tribunal é os estudantes universitários contabilizem o trabalho voluntário como atividade extra-curricular ou complementar do seu curso de graduação.
De acordo com o TRE, a partir da implantação do sistema eletrônico de votação, criou-se a demanda por indivíduos com maior desenvoltura na operação de computadores e equipamentos de informática. A expectativa é que, com o trabalho de estímulo à participação desenvolvido em parceria com instituições de ensino e empresas públicas e privadas, o número de mesários voluntários chegue 13.000, o que representará 10% do total da equipe prevista para atuar na próxima eleição.
Dos 130 mil mesários que estarão em ação na próxima eleição, 17 mil atuarão na capital e 113 mil, no interior. Juntos, eles vão atender a 1.500 sessões eleitorais distribuídas nos 417 municípios da Bahia.