Entre os destaques do evento, a palestra do ornitólogo alemão Rolf Grantsau, considerado um dos maiores naturalistas vivos do mundo, que também receberá uma homenagem especial por suas obras e descobertas científicas e por seus 80 anos de vida, a serem completados no dia seguinte ao evento (25 de março).
A programação começa com a palestra Água e Ética Ambiental, proferida pelo superintendente de Recursos Hídricos da Bahia, Julio Rocha, seguida do tema Panorama do Reuso da Água, abordado pela engenheira Brasília Lofiego, da Cetrel Lumina.
Na ocasião, os presentes também terão a oportunidade de conhecer o Museu de História Natural da Cetrel, que possui um acervo de mais de 380 animais de 180 espécies diferentes, entre répteis, mamíferos e aves representativas da região. A coleção tem como objetivo fornecer conhecimento e permitir o intercâmbio de grupos de pesquisadores que atuam no campo da ornitologia.
O painel Água e Sustentabilidade tem a proposta despertar a consciência e o debate sobre a preservação do desse recurso natural e é promovido pela Cetrel e a Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia (SRH).