Salvador

GOVERNO ANUNCIA PARA 2008, 13 MIL NOVAS VAGAS P/ PROFESSORES NA BAHIA

Veja as novidades para o setor da educação do ensino básico na Bahia
| 08/03/2008 às 16:08
Governo Wagner reabre 2008 no ano escolar com a proposta "Viva a Escola, Viva" (Foto/Agecom)
Foto:

  O governo do Estado, através da Secretaria de Educação, anunciou que vai lançar no próximo dia 19, um edital para 3 mil vagas de formação inicial de professor para o ensino médio, e ainda este ano deve anunciar outras 10 mil. Na próxima segunda-feira, os alunos da rede pública estadual retornam às aulas e o governador Jaques Wagner ao lado do secretário Adeun Sauer deverão dar às boas vindas aos alunos e professores com essa e outras novidades.
  
  O secretário Adeum Sauer defende que é necessário olhar um conjunto de fatores. "É preciso construir a escola como um corpo e a formação é a base de tudo. Temos que potencializar o professor para extrair o máximo dele. A escola tem que se constituir em um corpo com visões estratégicas para cumprir com os seus problemas e ter desafios e meta. Cabe a secretaria dar instrumentos para que elas possam enfrentar os desafios", explicou.


   Dentre os instrumentos disponibilizados pela SEC, para o ano letivo, estão a liberação de R$ 14,6 milhões, que correspondem a uma 5ª parcela do Fundo de Assistência Educacional (Faed) e recursos extras de adequação da estrutura física; a aquisição de 100 mil carteiras para suprir as necessidades das escolas, além de liberar R$522.500, através do Faed, para reparos de carteiras.


  ESCOLA PARQUE

  a Escola Parque, na Caixa D´Água, será palco de atividades artísticas na próxima segunda-feira (10), a partir das 08h30, dia de retorno às aulas nas 1.753 escolas da rede estadual de ensino. Alunos de seis escolas apresentarão números artísticos e se confraternizarão, com a presença do secretário da Educação Adeum Sauer.


   Estão previstos um show de hip-hop e debate sobre questões da juventude, apresentações de ginástica rítmica, coral, capoeira, fanfarras e exposições artísticas. Mas a movimentação não se restringirá à Escola Parque. Técnicos da Secretaria Estadual da Educação (SEC) visitarão outras escolas que também terão atividades.