O vereador visitou os bairros mais prejudicados pelas últimas chuvas e constatou a falta de assistência preventiva e o descaso com os moradores.
José Carlos fala com conhecimento de causa pois dirigiu durante anos a Coordenação de Defesa Civil de Salvador e considera que a demissão do ex-Subsecretário Francisco Costa Junior- "um técnico altamente capacitado e profundo conhecedor da cidade, que me ajudou a fundar a Codesal", observa ele- foi "um ato político, absurdo e que provocou de lá para cá o declínio da qualidade de trabalho, de agilidade e prestação de serviços ás emergências, como a Codesal sempre prestou".
A improvisação e a falta de pessoal qualificado nos postos de atendimento da Defesa Civil foi outra constatação do vereador José Carlos. Ele alerta para os números: "O final de semana registrou cerca de 103 ocorrências mais graves com apenas dois dias de chuva mais forte".
O vereador alerta para a urgente necessidade de a Codesal ser melhor aparelhada e, principalmente, "com mudanças na forma de gestão dos órgão que compõem o sistema Municipal de Defesa Civil", para melhor atender "às necessidades da população carente da Cidade".