Salvador

TOM ZÉ FAZ MÚSICA CONDENANDO "ESPIGÕES" DE SALVADOR DO NOVO PDDDU

Matéria autorizada por Cláudio Leal para ser posta do Bahia Já
| 28/02/2008 às 16:23
Tom Zé diz na música que Mãe Menininha chora a morte da Bahia (foto/divulgação)
Foto:

Claudio Leal


O compositor Tom Zé compôs, especialmente para Terra Magazine, uma música em defesa da cidade do Salvador, que tem seu perfil urbano ameaçado pelo novo PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), aprovado pela Câmara - em tempo recorde - e sancionado este mês pelo prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), hoje apoiado pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.


Houve pressões de empresários e imobiliárias para a elevação do gabarito. Com o PDDU, hotéis de até 18 andares podem ser erguidos em trechos da Orla de Salvador, a "Cidade da Bahia" de Jorge Amado e Caymmi. Da Barra a Itapoã, megaempreendimentos imobiliários começam a ser planejados. Em outros bairros, o gabarito é ainda mais elevado.


Em Salvador, crescem os protestos contra a Prefeitura. Em entrevista à repórter do jornal A Tarde, Mary Weinstein, o compositor Caetano Veloso criticou: "Eu fiquei apavorado porque acho que tem-se que ter um projeto muito claro para a orla de Salvador, porque o desenvolvimento é inevitável. Então, liberação de gabarito é a pior notícia que poderia chegar aos meus ouvidos".


A liberação do gabarito mudará as características históricas da primeira capital do Brasil. Há o temor de que mude a ventilação da cidade. No Comércio, na Praça Cayru, ao lado do Mercado Modelo e próximo ao Elevador Lacerda, também foi liberada a construção do Hotel Hilton.


Por telefone, no início da tarde desta quinta-feira, Tom Zé concluiu a letra da música-protesto para Terra Magazine. E já marcou a data da primeira execução: no espetáculo "Tropicalismo", na praia Porto da Barra, no próximo 1º de março, às 22h. "Vou cantar lá, no projeto Praia 24h", diz o baiano de Irará, em tom de conclamação aos baianos. Seguirá a velha luta dos artistas contra os "tubarões" - era assim que o popular cordelista Cuíca de Santo Amaro chamava os especuladores de Salvador e sua Feira de Água de Meninos.


Leia a letra da música inédita de Tom Zé:


Doce suave Solvador Bahia
Ameaçada está pela usura
De construir torre de toda altura
Beira da praia, Praça Cayru
Orla da Barra, Mercado Modelo,
Nada escapa desse aperta-cu


* * *

Quando Caymmi criou
essa suave Solvador
Foi Mãe Menininha que amamentou


* * *

Buda ensaia
De pijama na Lapinha
Gandhi gandaia
Já entope a Barroquinha
Baco tocaia
Uma mucama na Rocinha
Mãe Menininha chora morte da Bahia