Salvador

MÁFIA DO LIXO ATUA NO BRASIL VARONIL DE NORTE A SUL, LESTE A OESTE

Brasil, meu Brasil brasileiro....
| 27/02/2008 às 11:42
  O site Máfia do Lixo que está no seu 5º. ano de edição e veiculação na internet no endereço http://www.mafadolixo.adm.br tem recebido uma grande quantidade de emails de leitores que comentam os mais variados temas, entre eles é claro o lixo.

  Todos os emails serão respondidos pelo autor o administrador Enio Noronha Raffin. Mas se antecipando aos conteúdos desses emails dos leitores, vamos manter atualizadas as informações sobre os trabalhos da Comissão Especial de Investigação da Câmara Municipal de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO que está "dissecando" as denúncias de irregularidades e ilegalidades nos dois contratos da empresa Leão & Leão Ltda com a Prefeitura local. 

  Vamos comentar sobre o que acontece na região metropolitana do município de CURITIBA (Paraná) que está fazendo uma licitação pública para o destino final dos resíduos e que envolvem 15 cidades e onde há três empresas que adquiriram áreas para a instalação de aterros sanitários visando a antecipação dessa megaconcorrência. Vamos atualizar o que acontece com a megalicitação do lixo do município de CANOAS (envolvia R$ 750 milhões) e que está suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.
 
   Não vamos esquecer a megaconcorrência do destino final do lixo da cidade de BELO HORIZONTE, Minas Gerais, que foi suspensa em 07 de fevereiro último as vésperas da sessão de abertura do credenciamento da Parceria Público Privada promovida pela Prefeitura de BH. Vamos comentar sobre a concorrência do destino final do lixo em CAMPOS DOS GOYTACAZES, no Rio de Janeiro. Não se pode esquecer do lixão da cidade de CAPÃO DA CANOA no Rio Grande do Sul que tem um TAC (Termo de Acordo de Conduta) firmado com o Ministério Público Estadual.

   Vamos falar dos bastidores do lixo da cidade de Salvador na Bahia que promove uma licitação de bilhões de reais em ano eleitoral. Vamos detalhar o que acontece com a instalação da central de resíduos industriais na cidade de NOVA SANTA RITA no Rio Grande do Sul, cujo empreendimento privado busca uma licença de operação na FEPAM. Vamos nos aprofundar busca de informações do andamento processual do lixão dessa mesma cidade de Nova Santa Rita. Vamos comentar sobre o que acontece com o município de OSASCO, em São Paulo, onde a Construtora Marquise S/A venceu a licitação do lixo que é questionada pela empresa Qualix Serviços Ambientais Ltda. Vamos comentar o que acontece na cidade de RIO GRANDE no Rio Grande do Sul onde a empresa RG Ambiental S/A (leia-se Vega Engenharia Ambiental S/A) recentemente fez prospecções em um banhado.

  Vamos avaliar os contratos do lixo em NOVO HAMBURGO no Rio Grande do Sul, onde o prefeito suspendeu um edital e posteriormente fez contrato de emergência com a empresa Vega. Vamos acompanhar a suspensão da megalicitação do lixo em CUIABÁ no Mato Grosso.

  Temos ainda o lixo de JOÃO PESSOA onde apresenta sucessivos problemas. Vamos acompanhar o desfecho no município gaúcho de PORTO ALEGRE quanto as denuncias de fraude na licitação do lixo que teve edital suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e autoridades, pessoas físicas e empresas são investigadas. Entre tantos municípios não vamos esquecer uma polêmica cidade a de ESTÂNCIA VELHA no Rio grande do Sul onde ocorreu a mortandade de quase 90 toneladas de peixes no rio dos Sinos e que se terá detalhes do que acontece com o lixão que está instalado em uma área lindeira a UTRESA.

  Vamos relatar o que acontece com o lixo de SAPUCAIA DO SUL. Vamos atualizar as informações sobre os processos na justiça de São Paulo que requerem a nulidade dos dois contratos do lixo firmados entre a Prefeitura de São Paulo e duas empresas de propósitos específicos a Ecourbis Ambiental S/A e a Logística Ambiental de São Paulo S/A - LOGA e que recentemente a Prefeitura paulistana firmou um incrível documento acertando detalhes ambiental e financeiros, o qual vai gerar mais uma ação popular. Enfim podemos dizer que lixo tem em todas as cidades brasileiras. São mais de cinco mil municípios produzindo diariamente resíduos. Nosso pequeno trabalho no site Máfia do Lixo e na newsletter diária oriunda do mesmo site é apenas uma "gota no oceano", mas capaz de causar um ‘tsunami no lixo'.