Salvador

700 ALUNOS VÃO FICAR SEM AULAS DURANTE 30 DIAS EM SALVADOR

É a educação de "qualidade" na Cidade da Bahia
| 24/02/2008 às 20:08

  Cerca de 700 alunos da rede municipal de ensino de Salvador deverão ficar fora das salas de aula nos próximos dias, quando as escolas municipais Rômulo Galvão e Baha'i passarão por reformas para adequar as suas estruturas físicas às normas sanitárias. A obrigação foi assumida pela Secretaria Municipal de Educação (Smec) em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público estadual.
 
   Devido ao compromisso, as escolas, localizadas, respectivamente, nos bairros de Pau da Lima e Nova Brasília de Itapoan, ficarão cerca de um mês sem aula.

   Segundo a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Márcia Guedes, a escola Baha'i, que tem 464 alunos, dará início às reformas na próxima segunda-feira, dia 24. A escola Rômulo Galvão, que atende a 223 estudantes, já encontra-se em reforma desde o último dia 15, mas as aulas, que estavam sendo realizadas sob a forma de rodízio no prédio da Igreja Católica localizado próximo a ela, serão suspensas.

  Para não comprometer o calendário escolar iniciado no último dia 18, o secretário de Educação Claúdio Souza da Silva se obrigou no TAC a encaminhar à Promotoria de Justiça, no prazo de cinco dias após a conclusão das reformas, o novo calendário de aulas com previsão da reposição dos dias em que os estabelecimentos permaneceram fechados.


   No documento, de autoria da promotora de Justiça, ela esclarece que informações contidas nos laudos periciais emitidos pela Coordenação de Saúde Ambiental da Vigilância Sanitária do Município motivaram a propositura do acordo, pois eles constataram que a estrutura física das escolas estavam colocando em risco a integridade física dos alunos e professores que transitam ou permanecem em suas instalações.
 
  O próprio arquiteto sub-coordenador da Coordenação e Estruturação da Rede Física e Escolar, Ricardo Sales, ressaltou a necessidade de suspensão das atividades escolares durante o período em que forem feitas as intervenções, afirmou Márcia Guedes, informando que ele assegurou que a previsão máxima para a conclusão das obras de reforma é de um mês.