Salvador

PRESIDENTE INFRAERO PROMETE MAIS UMA PISTA PARA AEROPORTO DE SALVADOR

É da chamada série: acredite se quiser
| 11/02/2008 às 19:12
  Em coletiva à imprensa, o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, afirmou que o Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, poderá ganhar uma nova pista de pouso e decolagem com 2,4 mil metros de extensão até 2010 e o Estado de São Paulo pode ter um novo aeroporto operando com a revitalização de Viracopos, em Campinas, para o transporte de passageiros.


   A promessa se baseia em provável investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para os aeroportos e prevê recursos da ordem de R$ 150 milhões. O projeto de engenharia entra em licitação em julho, assegurou Sérgio Gaudenzi, que garantiu, ainda, o fim da crise aérea brasileira.


   Apesar da expectativa do investimento, isto não significa que o aeroporto de Salvador esteja entre os que apresentam os maiores problemas. Segundo Gaudenzi, o terminal opera bem e até abaixo da sua capacidade total. Atualmente, realiza 42 operações por hora o que corresponde, segundo ele, a 60% desta capacidade. Ele ainda comporta, sem a ampliação, mais 17 operações por hora, diz.


   A nova pista terá extensão de 2,4 mil metros e apoiará a atual, que tem 3 mil metros de extensão, e a  secundária, de 1,5 mil metros. Ainda segundo o presidente da Infraero, ao fazer uma comparação com os 67 terminais de responsabilidade da autarquia, três deles na Bahia (Ilhéus e Paulo Afonso, além da capital), o de Salvador é uma unidade em boa situação, com uma capacidade de abrigar até 26 aeronaves simultaneamente no pátio.