Veja a denúncia
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia - Rede Privada (SindiSaúde) promoveu nesta quarta-feira, 30, uma manifestação na entrada do Hospital Aliança na Avenida Juracy Magalhães Jr., Chapada do Rio Vermelho, pela reintegração do dirigente sindical Antônio Nazaré, funcionário há 17 anos dessa instituição hospitalar, que foi demitido por sua atuação sindical. A mudança da data acontece em razão da Justiça do Trabalho ter marcado uma audiência no dia 31 para discutir esse caso.
Para Raimundo Teixeira, presidente do SindiSaúde, "não resta a menor dúvida que a razão da demissão de Antônio Nazaré foi sua atuação como sindicalista sempre na defesa dos interesses dos trabalhadores. Consideramos sua demissão uma arbitrariedade e uma agressão à legislação que assegura a plena atuação do sindicato e garante estabilidade ao trabalhador que participa da diretoria da entidade", disse.
O sindicalista lembra que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), organismo da ONU, também prevê a estabilidade sindical e o Brasil é um dos países membros dessa organização. A Convenção 87 da OIT assegura ampla liberdade sindical e a proteção do direito à sindicalização.
"O Hospital Aliança é um dos mais avançados do Brasil e reúne em um único local uma equipe de alta qualificação, a tecnologia dos mais modernos equipamentos, e o conforto e funcionalidade de suas instalações, atende às diversas especialidades médicas, funcionando com o corpo clínico aberto, porém, desrespeita o direito do trabalhador organizar-se e por sua atuação crítica o companheiro Antônio Nazaré foi demitido ilegalmente", afirmou o Raimundo Teixeira.
"Quem vê a imponência do Hospital Aliança, que até parece um hotel cinco estrelas, deve pensar que lá dentro reina a maior tranqüilidade e que os trabalhadores devem estar satisfeitos de atuar em um lugar assim. Essa imagem é falsa. A realidade é que os trabalhadores enfrentam dificuldades iguais ou maiores que os dos pequenos hospitais", acrescenta o sindicalista.
No dia 15 de outubro do ano passado o diretor do SindiSaúde (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia - Ramo Privado) Antônio Nazaré, funcionário do Hospital Aliança foi demitido depois de 17 anos de excelente serviço e de já ter ocupado até interinamente a função de Encarregado de Segurança, só agora a direção do Hospital Aliança resolveu demiti-lo.