Salvador

LEITOR DIZ QUE COMEMORAÇÕES DOS 450 ANOS ELEVOU AUTOESTIMA DE SALVADOR

Veja a opinião
| 28/01/2008 às 14:30
Mensagem: Faço registro à matéria de Tasso Franco sobre Dom João VI, Lula da Silva e a Cidade da Bahia, através da qual, segundo o jornalista, estaríamos por ficar devendo homenagem mais qualificada ao Rei.
 
Recordo-me que, no ano de 1999, não resistí ao entusiasmo do qual fui acometido em razão das comemorações dos 450 anos de fundação da nossa cidade do Salvador, fato que me levou a enviar telegrama ao então prefeito Imbassahy.

Registrei no telegrama, por dever de justiça, minha percepção da elevação da auto estima do nosso povo, traduzida pelas manifestações da mídia e pelas conversas com amigos e pesoas comuns.
 
Foi, dentre outras manifestações, maravilhosa a queima de fogos na baía. Assim sendo, entendo que, em verdade, ficamos devendo homenagem a nós próprios, soteropolitanos, que, à época, por nossa importância, fizemos D. João VI desviar sua trajetória e aqui aportar.

Medidas aqui adotadas pelo Rei reenfatizam Salvador no contexto histórico do Brasil. Cada oportunidade dessa ordem, da passagem da Corte por Salvador, temos que cultivá-la e muito bem. Líderes têm que ter essa percepção. De qualquer forma, sintamo-nos homenageados, ao menos pelo nosso papel na História. (Getúlio Lins Marques [email protected])