Salvador

POLÍCIA ELIMINA TRÊS ASSALTANTES EM CONQUISTA E DEMANTELA QUADRILHA

Ação da Polícia foi hoje
| 22/01/2008 às 19:01

  Envolvidos com o tráfico de drogas e em vários assaltos no município de Vitória da Conquista, Jair Lopes, Neílton de Jesus e um homem de prenome Idalécio acabaram mortos durante uma troca de tiros com a polícia, hoje (22), na cidade. 
 
  Quando se preparavam para mais um assalto, eles foram surpreendidos pelos policiais, na porta da casa de Neílton, com duas pistolas de calibres 380 e 9 mm, respectivamente, e uma espingarda calibre 12, além de farta munição.

  Após cumprir pena por assalto e tráfico, Jair Lopes voltou a praticar crimes e tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça. Recentemente, vinha ameaçando de morte o promotor, o juiz e o delegado do município de Cândido Sales, de onde havia fugido há dois meses.

  Respondendo a cinco processos por porte ilegal de arma, Neilton de Jesus estava em liberdade, enquanto Idalécio é foragido da Justiça de Minas Gerais.
Comandada pelos delegados Kleber Rocha Andrade, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, Fabiano Aurir, da 1ª CP, e Nelberto Costa, da 2ª CP, a operação resultou ainda na apreensão de um veículo Ford Fiesta, roubado, em dezembro do ano passado, além de certa quantidade de maconha e cocaína no interior do veículo. Na residência de Neílton, foi encontrada uma central clandestina de vídeo, que monitorava duas câmeras, uma delas localizada no muro da casa e a outra num poste da rua.

Envolvimento

Segundo revelou o delegado Kleber Machado, a residência de Jair, em Cândido Sales, serviu de esconderijo para o traficante e pistoleiro Aélson Gusmão, morto durante uma troca de tiros com a polícia, em 28 de dezembro do ano passado. Dois dias depois após o confronto, no município, a mulher de Jair, Cristiane Silva Santos, foi presa em companhia de dois pistoleiros de Itabuna.

De acordo com o titular da DRFR, eles planejavam o assassinato de autoridades da cidade, a mando de Jair. Cristiane Santos está custodiada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).