O contrato do Metrô é do tipo fechado (Turn Key) e foi assinado em 1999. Com a exigência de abertura de preços determinada pelo TCU, os valores dos itens precisarão agora ser validados pela CTS e pela CBTU. Cópias dos 13 volumes com o detalhamento dos preços seguem ainda esta semana para o Tribunal de Contas da União e a CBTU, segundo informação do secretário municipal dos Transportes e Infra-Estrutura, Pedro Dantas.
ABRIR
PREÇOS
Além de determinar a abertura de preços, o TCU impôs a retenção cautelar de 12,5% de cada pagamento, até um total de R$ 20 milhões, dos quais R$ 4 milhões estão retidos. Em função disso, as obras do Metrô registraram desaceleração a partir de dezembro de 2007 e hoje apenas 135 profissionais estão em atividade, mais especificamente na construção da Estação Brotas e em serviços de manutenção.
"Agora vamos discutir o cronograma com o Metrosal, para que possamos adotar um ritmo mais forte para as obras e concluir a estrutura de engenharia o mais rápido possível", comentou o secretário. Dantas explicou, ainda, que na reunião de quarta-feira também será analisado o início das obras no trecho entre o Acesso Norte e Pirajá, para definição das frentes de trabalho.
O trecho atualmente em implantação ligará a Lapa ao Acesso Norte, num total de 6 km. Nessa linha estão em andamento as obras das estações de passageiros (Lapa, Pólvora, Brotas, Bonocô e Acesso Norte), do túnel Fonte Nova-Lapa, dos elevados e das vias em superfície. Com o trecho Acesso Norte-Pirajá, o Metrô de Salvador terá 12 km na linha Lapa-Pirajá, e para essa etapa já existem recursos garantidos.