Todos os caminhos levam ao Bonfim, na quinta-feira, 17
O Sesc Bahia abre a sua agenda de participações nas festas populares da Bahia nesta quinta-feira, dia 17, quando participa da Lavagem do Bonfim.
Grupos com 40 baianas, todas alunas das oficinas de dança e artes cênicas do Sesc e de 57 percussionistas de grupos do Sesc, como o Omi Olorum, estarão presentes em uma participação performática.
As baianas do Sesc desfilam dançando coreografias ensaiadas especialmente para a data. Será uma apresentação diferente das tradicionais baianas em reverência ao Senhor do Bonfim.
Além de homenagear o santo, o Sesc também faz uma homenagem à capoeira, tema do carnaval 2008, com performances dos alunos das oficinas. O grupo do Sesc chega à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia às 9h e segue o desfile com as performances atrás dos Filhos de Gandhy.
Como nos anos anteriores, a participação das baianas do Sesc já é esperada por quem costuma ver a saída do cortejo, já que elas chamam a atenção pelas coreografias e ritmo da percussão.
Além da Lavagem do Bonfim o Sesc já programa também a sua própria lavagem, na Colônia de Férias, em Piatã, no dia 27 de janeiro.
Lá a programação prevê apresentações da banda Fênix, oficina de ritmos do Sesc, cortejo de baianas, cortejo de bicicletas, grupos de percussão, além de entretenimento para crianças, completando um dia inteiro de festas.
O Sesc participa ainda da Lavagem da Fundação Cultural da Bahia, festa que abre o carnaval do Centro Histórico de Salvador. Enquanto a Fundação Cultural da Bahia coroará o cantor Tomate e a cantora e atriz Preta Gil como rei e rainha da festa, as baianas do Sesc acompanham o cortejo com suas coreografias