Diante dos avisos prévios que têm sido dado aos políticos tanto por parte de segmentos do PT, quanto por parte de segmentos do PCdoB e PSB de que vão protestar contra a aprovação do PDDU, e apupar o prefeito João Henrique, assim como membros do Movimento Negro Organizado que estão dispostos a "pedir a cabeça" da secretária de Justiça, Marília Muricy, o governador Jaques Wagner, em seu programa de rádio semanal, sem se referir a esses casos, pediu que todos aproveitassem a Lavagem do Bonfim com a alegria e a harmonia que caracterizam o povo baiano.
"A folia não combina com agressão, não combina com violência. Então, eu quero desejar a todos uma semana boa, um Bonfim de muita paz!", finalizou.
O governador vai a festa e participará do ato ecumênico na Igreja da Conceição e, em seguida, do cortejo até a colina do Bonfim.
Alguns políticos vinculados ao bloco do governo já disseram que também vão ao lado do governador, entre eles, o prefeito João Henrique (PMDB), a deputada federal Lídice da Mata (PSB) e o deputado federal Nelson Pelegrino, três contendores na disputa a Prefeitura da capital, em 2008.
O PMDB vai ter seu bloco em separado, também. Assim como deverão acontecer com o PT, o PCdoB, o PSB e o PSDB/PDT.
Resta saber se esses blocos terão suas lideranças na cabeça ou se seguirão ao lado do governador até a colina. Essa é a questão.
O ministro Geddel Vieira Lima também diz que vai.