Salvador

ITINGA COMEMORA LAVAGEM E HOMENAGEIA ANTONIO CARANGUEJO

A festa aconteceu neste domingo
| 09/12/2007 às 17:05
A prefeita Moema comandou a festa no bairro de Itinga (Foto:José Raimundo)
Foto:
  No compasso dos atabaques, berimbaus e agogôs, mais de duas mil pessoas participaram, hoje (09), da 24ª Lavagem do Caranguejo, reafirmando a identidade cultural da raça negra no bairro de Itinga.

  A Lavagem deste ano homenageou Antônio Caranguejo, 77 anos, um dos criadores da festa. Por mais de dois quilômetros, do Alto da Itinga até o cruzeiro plantado no Largo, uma multidão cantou, dançou e aplaudiu a passagem do cortejo cultural, aberto pelos cavaleiros e pela ala das baianas.

  O branco e azul dos Filhos de Gandhy marcou presença, mais uma vez, com sua mensagem de paz. Os capoeiristas da Associação Toques de Berimbaus cantaram a harmonia entre as raças, seguido pelos percussionistas do grupo Comando Negro e pelas meninas do Zambiã.

  No Largo, ao pé do cruzeiro, as baianas repetiram o gesto secular de abençoar a todos com a água de cheiro, no ritmo do afoxé. "O que me emociona é a alegria, o clima de fé e esperança que a festa passa", diz dona Orlandina Silva, moradora do Parque São Paulo, que há mais de dez anos participa do festejo.

  Criada em 1983, para compensar a frustração de um grupo de amigos integrantes do Bloco Nagazumbi que não haviam participado do Carnaval de Salvador por falta de recursos, a primeira Lavagem foi aberta com missa campal e contou com a participação de blocos como Olodum Ode, Orum Milá e do Abalaxé de Ori.


Para a prefeita Moema Gramacho, a Lavagem reverencia a história e a cultura da raça negra, que compõe mais de 80% da população do bairro. "É uma festa que o poder público está ajudando a preservar e a revitalizar, mas que nasceu e continua a ser construída pela comunidade".