A proposta da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal " é reunir entidades e ongs que batalham em defesa do meio ambiente em Salvador para mostrarmos à cidade o perigo que é a aprovação do Plano Diretor proposto pelo prefeito", resume o vereador e presidente da Comissão, José Carlos Fernandes (PSDB).
O Vale Encantado merecerá uma emenda da Comissão no sentido de sua total preservação, ao contrário do que prevê o PDDU da Prefeitura.
A caminhada ambiental do próximo sábado vai constatar os impactos sócio-ambientais na região do Vale Encantado: "Sem esta reserva de Mata Atlântica, todas as áreas próximas ficam sujeitas a alagamentos e o desmatamento será fatal", diz o vereador.
O projeto do prefeito prevê a construção de edifícios em áreas onde hoje habitam espécies animais raras como o tamanduá-mirim, preguiça de coleira, ouriço cacheiro, paca, cotia, jibóias, periquito e jaboti, entre tantos. "Um desastre ecológico de grandes proporções pode acontecer se houver a liberação de gabaritos e a permissão de construção de edifícios na área", acusa José Carlos.