A campanha foi lançada hoje
Os veículos de carga, notadamente os envolvidos com transporte de contêineres e granito, que transitam em estado precário, são alvos de uma campanha nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus.
A Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba implanta nesta sexta-feira (30), o Programa de Segurança para os Veículos Transportadores de Carga Portuária. Dentre as atividades, será desenvolvida nos portos baianos a Campanha "Transporte Seguro", com ações educativas e de conscientização junto aos condutores e contratantes dos veículos transportadores de carga.
Serão distribuídos panfletos, cartazes, cartilhas, promovidas palestras, para mostrar os procedimentos básicos que passam a ser exigidos no acesso aos portos, e constam na Norma de Vistoria de Veículos de Carga, aprovada na 358ª. Reunião da Diretoria Executiva da Codeba.
São de dez mil veículos de carga que circulam nos portos baianos por mês, sendo que alguns deles estão irregulares, o que pode provocar acidentes ou incidentes, tanto na área portuária como nas rodovias e vias de acesso da cidade. "É necessário à adaptação dos condutores e contratantes ao Programa de Segurança para os Veículos Transportadores de Cargas Portuárias para evitar que a Codeba adote medidas de advertência, imposição de penalidades coercitivas e por fim a proibição do acesso aos portos", destaca Renato Neves da Rocha, diretor de Gestão Administrativa da Codeba.
FISCALIZAR
O que se pretende é fiscalizar as operações, zelando para que os serviços se realizem com regularidade, eficiência, segurança, integridade do trabalhador e respeito ao meio ambiente. Quinzenal ou extraordinariamente será realizada vistoria nos veículos de carga que se encontram em área portuária.
A Guarda Portuária deverá exigir a Carteira Nacional de Habilitação no prazo de validade e devidamente compatível com o veículo conduzido, documento de credenciamento do veículo emitido pelo DETRAN atualizado, como também ficará atenta quanto aos pneus, faróis, lanternas, travas de contêineres (quando aplicar), nivelamento da carreta, não vazamento de produto, simbologia para contêineres com carga perigosa e os equipamentos básicos de proteção ao acessar a área portuária: capacete de segurança, calça, camisa e calçado fechado.
A Codeba determinou que a partir de 2 de janeiro de 2008 só terão acesso aos portos os veículos que estiverem em condições adequadas de segurança e condutores devidamente habilitados.