Começa no próximo dia 3 e vai até 5 de dezembro o julgamento das vitrines das lojas de decoração que participam do Concurso de Vitrines de Natal promovido pelo Movimento Arq & Design, composto de arquitetos e designers de interiores da capital baiana.
Para aumentar suas chances de premiação e pôr em prática a solidariedade no Natal que se aproxima, a empresária Joane Freitas, da Casa Kaiada, escolheu os arquitetos Fritz Zehnle e Rose Lima para montar uma sala de estar especial na vitrine de sua loja da Barra.
"A proposta é que a renda obtida pela comercialização de um moderno sofá em linhas retas que comporá o ambiente seja revertida para o Lar Vida, instituição que atende mais de 80 crianças abandonadas e com algum tipo de deficiência.", explica Joane.
Além do ‘sofá solidário, os arquitetos também escolheram puffs em lâmina de coco e uma poltrona moderna, além de móveis ecologicamente corretos que fazem um contraste especial com a laca berinjela. "Para acrescentar um toque artístico ao colorido espaço da vitrine de Natal, convidamos artistas que comungam conosco a vontade de um mundo menos consumista, e mais preocupado com as crianças e com o meio-ambiente", conta a arquiteta Rose Lima.
Segundo ela, "o artista plástico Marco Aurélio foi convidado pela necessidade cada vez mais reconhecida de utilização de materiais reciclados na arquitetura. Já a fotógrafa Valéria Simões, outra convidada, traz fotografias de diversas crianças que nos faz repensar o sentido de comemoração do Natal", diz. Para realizar o projeto de sua vitrine, os arquitetos Rose Lima e Fritz Zehnle foram contratados pela Casa Kaiada pelo valor simbólico de R$150, que também será doado para o Lar Vida.
VISITAS
A Comissão julgadora do Concurso, que visitará as lojas participantes entre os dias 3 e 5 de dezembro, será formada por 10 arquitetos e/ou designers. Um dos nomes já confirmados é o da editora visual da Revista Casa Cláudia, Cristina Bava. Entre os critérios a serem avaliados estão a originalidade, a criatividade e a responsabilidade social na escolha de materiais e na abordagem do tema natalino, assim como o impacto na fachada externa da loja.
O resultado será divulgado até o dia 13 de dezembro, quando as lojas vencedoras receberão um selo comemorativo do Arq & Design. "Este concurso é uma oportunidade de divulgar trabalhos autorais, que permitem a utilização de conceitos próprios nas vitrines. Porém, o mais interessante é poder compartilhar os frutos disso com quem realmente precisa e, assim, fazer um Natal mais generoso", completa a arquiteta Rose Lima