Salvador

GEDDEL MANDA AJUDA PARA APAGAR INCÊNDIO NA CHAPADA DIAMANTINA

As informações são da Assessoria de Imprensa do PMDB
| 13/11/2007 às 07:01
  Cem abafadores, 50 bombas costais (bombas individuais de água carregadas pelos combatentes), duas viaturas de bombeiros, nove GPSs, além de oito agentes da Força Especial de Combate a Incêndio foram enviados ontem ao Parque Nacional da Chapada Diamantina como reforço para conter os focos de incêndio.

 A iniciativa é do Ministério da Integração Nacional, via Secretaria Nacional de Defesa Civil. "Estamos de prontidão para debelar o mais rápido possível este verdadeiro desastre ambiental" disse o ministro Geddel Vieira Lima.


Os equipamentos e os agentes especiais atendem ao pedido feito pelo comandante do Corpo de Bombeiro da Chapada, coronel Miguel Filho, o coordenador da operação de combate aos focos de incêndio que atingem 20 municípios e que já queimaram  mais de mil hectares, incluindo áreas de preservação ambiental.


"A demanda nos foi apresentada ontem e hoje os agentes especiais já estarão na Chapada", disse o secretario nacional de Defesa Civil, coronel Roberto Guimarães, informando que "eles são capacitados para orientar os brigadistas no cerco aos focos e na utilização eficaz dos equipamentos".


A Bahia é recordista no Brasil em queimadas nos últimos dois meses deste período de seca, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em relação ao 2006, há um aumento de 264% no número de focos na Bahia, onde o governo estadual decretou Situação de Emergência em toda a região da Chapada.


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, foi comunicado no domingo (10/11) à noite pelo coronel Guimarães sobre as providências tomadas.