Outra parceria na área da saúde pública que a Prefeitura vai iniciar, nas próximas semanas, com o governo do Estado é o programa "Saúde Terceiro Turno", com as unidades base de saúde atendendo ate as 21 horas.
Esta medida vai beneficiar principalmente ao segmento masculino, que poderá agendar suas consultas médicas na volta do trabalho. "Os secretários municipal e estadual da Saúde já detectaram que as pessoas, muitas vezes, não vão cuidar da saúde porque os postos fecham às 17 horas. Vamos fazê-los fechar às 21 horas. Esses são dois programas que até o final do ano o secretário estadual, Jorge Solla, deverá lançar com o secretário municipal Carlos Trindade", ressaltou o prefeito.
Os postos de saúde que serão reformados ou construídos são das seguintes localidades: São José de Baixo; Cajazeiras XI; Calabar; Ilha de Maré; Novo Marotinho; São João do Cabrito; Bate Coração; Estrada da Cocisa; São Bartolomeu; São Cristóvão; Alto de Coutos II; Alto do Cruzeiro e Costa Azul . O evento reuniu vereadores, deputados estaduais e federais, além de secretários municipais e estaduais e representantes das comunidades beneficiadas.
O prefeito João Henrique agradeceu ao governador Jaques Wagner pela assinatura do compromisso, que descreveu como um compromisso com a população de Salvador. "Temos 14 postos de saúde, cujas obras estavam paralisadas por falta de recursos. Foram muitos avanços na saúde pública no município, mas não contávamos com um governo do Estado aliado nos dois primeiros anos da nossa gestão, como contamos hoje", analisou.
O prefeito frisou ainda que sua gestão passou por momentos cruciais de dificuldades financeiras, que o obrigaram a decidir sobre definições de prioridades para dar ou não prosseguimento em determinadas obras visando avançar em outras áreas da atuação administrativa.
Melhorias
O secretário municipal da Saúde, Carlos Trindade, destacou o aspecto positivo dessa expansão da rede básica de atendimento para a população com a reforma e ampliação ou construção de postos Saúde da Família em bairros populares da cidade. "Essa parceria com a Sesab vai permitir que se estabeleça um cronograma de finalização dessas obras, que vai até o final do mês de abril de 2008. Este ano, entregaremos os postos de São Cristóvão e São Bartolomeu", antecipou.
Trindade adiantou que com recursos do Ministério da Saúde serão reformadas mais duas unidades básicas nos bairros de Santa Cruz e Nordeste de Amaralina. "Fora essas, tem mais três que serão reformadas e ampliadas através de recursos próprios da Prefeitura. Isso significa um acréscimo em relação à capacidade de atendimento do Programa Saúde da Família, que é a nossa estratégia para ampliação da atenção básica em Salvador.