Salvador

II FÓRUM ABAMES DE EDUCAÇÃO DISCUTE CAPACIDADE DE AVALIAÇÃO DO ENSINO

O II Fórum Abames está sendo realizado em Salvador
| 27/09/2007 às 17:22
    Educadores, gestores de instituições do ensino superior, professores, coordenadores de cursos e profissionais ligados à educação estão reunidos hoje (27) no Hotel Sol Bahia, em Pituaçu, para discutir os rumos "Da auto-avaliação à avaliação externa", tema do II Fórum ABAMES de Educação.


  A abertura que aconteceu às 9 horas, contou com a participação da presidente da Associação de Mantenedoras do Ensino Superior (ABAMES) Nadja Viana e dos diretores da entidade Paulo Rocha e Antônio Carlos Lé Martini. Também participaram os palestrantes convidados Sérgio Franco, presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES) e do ex-coordenador de Avaliação do Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC, Cid Gesteira.


   Segundo a professora Nadja Viana, o Brasil já possui experiências de avaliação com resultados positivos. "Desde 1976 que a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foi criada e se instituiu um sistema de avaliação extremamente vitorioso, pois se utiliza de reconhecimento da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da nossa pós-graduação Stricto Senso."


A presidente da ABAMES destacou, ainda, que a atuação da CAPES agregou experiência suficiente para hoje, inclusive, apoiar a CONAES. "A CAPES está presente hoje na Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior e contribui repassando sua experiência. Ela inovou, no momento em que foi buscar a academia para realizar a avaliação. Deixou-se de fazer, neste momento, uma avaliação burocrática e administrativa".


   AUTONOMIA

  "A Importância das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no contesto SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior)" foi o tema da primeira palestra do dia de trabalho, proferida pelo Doutor em Educação, Sérgio Franco. Na ocasião, ele explicou que as CPAs, que são formadas por membros da própria instituição e integrantes da sociedade civil de comunidades onde a  faculdade ou universidade atue, devem ter total autonomia e respeito por parte da direção da própria instituição avaliada, para que o processo seja feito com seriedade.


  "Uma boa avaliação é, acima de tudo, um instrumento de gestão. Uma avaliação que apresente as forças e as fraquezas é fundamental para que se possa avançar na qualificação da instituição", declarou Sérgio Franco.


  Em sua palestra, Franco apontou os princípios do SINAES e dentre eles deu destaque ao Respeito à Diversidade que faz com que o processo avaliativo seja submetido ao contexto social e interno da própria instituição. Segundo o SINAES, devem, também, ser considerados os princípios da Responsabilidade Social; da Publicidade, ou seja, o processo avaliativo deve ser público; do Respeito à identidade, à missão e à história da instituição; da Globalidade, isto é, a entidade deve ser avaliada segundo indicadores que levem em consideração seu contexto; da Continuidade do processo avaliativo; e da