A abertura que aconteceu às 9 horas, contou com a participação da presidente da Associação de Mantenedoras do Ensino Superior (ABAMES) Nadja Viana e dos diretores da entidade Paulo Rocha e Antônio Carlos Lé Martini. Também participaram os palestrantes convidados Sérgio Franco, presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES) e do ex-coordenador de Avaliação do Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC, Cid Gesteira.
Segundo a professora Nadja Viana, o Brasil já possui experiências de avaliação com resultados positivos. "Desde 1976 que a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foi criada e se instituiu um sistema de avaliação extremamente vitorioso, pois se utiliza de reconhecimento da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da nossa pós-graduação Stricto Senso."
A presidente da ABAMES destacou, ainda, que a atuação da CAPES agregou experiência suficiente para hoje, inclusive, apoiar a CONAES. "A CAPES está presente hoje na Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior e contribui repassando sua experiência. Ela inovou, no momento em que foi buscar a academia para realizar a avaliação. Deixou-se de fazer, neste momento, uma avaliação burocrática e administrativa".
AUTONOMIA
"A Importância das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no contesto SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior)" foi o tema da primeira palestra do dia de trabalho, proferida pelo Doutor em Educação, Sérgio Franco. Na ocasião, ele explicou que as CPAs, que são formadas por membros da própria instituição e integrantes da sociedade civil de comunidades onde a faculdade ou universidade atue, devem ter total autonomia e respeito por parte da direção da própria instituição avaliada, para que o processo seja feito com seriedade.
"Uma boa avaliação é, acima de tudo, um instrumento de gestão. Uma avaliação que apresente as forças e as fraquezas é fundamental para que se possa avançar na qualificação da instituição", declarou Sérgio Franco.
Em sua palestra, Franco apontou os princípios do SINAES e dentre eles deu destaque ao Respeito à Diversidade que faz com que o processo avaliativo seja submetido ao contexto social e interno da própria instituição. Segundo o SINAES, devem, também, ser considerados os princípios da Responsabilidade Social; da Publicidade, ou seja, o processo avaliativo deve ser público; do Respeito à identidade, à missão e à história da instituição; da Globalidade, isto é, a entidade deve ser avaliada segundo indicadores que levem em consideração seu contexto; da Continuidade do processo avaliativo; e da