Para solucionar problemas no trânsito causados pelo grande fluxo de veículos que se dirigem ao Litoral Norte e ao Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, o governo do Estado e a Infraero assinaram convênio para ampliação do sistema viário de acesso a essas áreas.
O projeto prevê a construção de quatro viadutos, além de alças e retornos, que permitem as conexões entre os diversos eixos. O convênio foi assinado hoje (17) entre o governador Jaques Wagner e o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, na Governadoria.
Após o processo de licitação, previsto para ser encerrado em novembro, a obra tem um prazo de 12 meses para sua conclusão. A intervenção está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O convênio tem um valor total de R$ 33,4 milhões, sendo R$ 26,7 milhões da Infraero e R$ 6,7 milhões do Estado.
"Essa obra já era parte do projeto de ampliação do aeroporto, iniciado em 1998 e concluído em 2002, mas não foi realizada. Temos pressa em realizá-la, porque, além de beneficiar os usuários do aeroporto, é de grande importância para quem vai à Linha Verde e região", disse o governador.
MUDANÇAS
As vias de acesso ao aeroporto vão ser enlarguecidas. São elas: BA-099 (Linha Verde), BA-526 (CIA/Aeroporto), ligação com a Avenida Paralela e ligação com São Cristóvão. O presidente da Infraero disse que a obra é indispensável, "ainda mais diante do crescimento do fluxo de vôos em Salvador".
O projeto técnico e de engenharia foi cedido pela Prefeitura de Salvador. Serão construídos dois viadutos interligando a Avenida Carybé, em Salvador, ao aeroporto e a Lauro de Freitas, nos dois sentidos; um terceiro, ligando a BA-026 (CIA/Aeroporto) a Lauro de Freitas, e outro ligando Lauro de Freitas à Avenida São Cristóvão.
A obra vai disciplinar e dar maior fluidez ao tráfego no entorno do aeroporto, acabando com os constantes congestionamentos e acidentes de trânsito na região. O sistema também vai atender a cerca de 6,1 milhões de passageiros que freqüentam o aeroporto de Salvador. E atende também à crescente demanda do Litoral Norte.
Segundo o secretário estadual de Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, o trecho foi previamente submetido a estudos. A análise do Derba, órgão responsável pela obra, constatou que a Avenida Carybé está com sua capacidade de fluxo comprometida, por causa da expansão da ocupação da Estrada do Coco/Linha Verde (BA-099). O estudo mostrou também a necessidade de duplicação da BA- 526 (CIA/Aeroporto).