Salvador

LAURO DE FREITAS QUER SER CIDADE PILOTO PARA NOVO MODELO DE SEGURANÇA

A proposta está sendo encaminhada ao governo
| 17/09/2007 às 10:19
  Lauro de Freitas quer ser cidade-piloto para um novo modelo de segurança pública que está sendo estudado pelo Governo do Estado.

  A proposta defendida pelo público que participou do Seminário Municipal de Segurança Pública foi aceita pela prefeita Moema Gramacho, que imediatamente encaminhou para o subsecretário estadual de Segurança pública, Maurício Teles.

   Teles, que participou do seminário representando o secretário Paulo Bezerra, nesta último final de semana, no auditório da Unime, em Lauro de Freitas, se comprometeu em levar a proposta para a SSP.

  

    CONDIÇÕES IDEAIS
 
    Segundo a prefeita, Lauro de Freitas possui as condições ideais para que o Estado possa implantar um novo modelo de gestão de Segurança Pública. "Além da proximidade com a capital, o que reduziria custos, o tamanho territorial e a realidade de violência são pontos que devem ser considerados para a aplicação deste projeto-piloto em nossa cidade", disse.

  Maurício Teles concordou com Moema Gramacho e destacou a importância da atuação dos municípios no combate à violência.


O subsecretário também fez um relato dos problemas encontrados na Secretaria pela atual gestão. A defasagem no efetivo policial, os poucos recursos e o "esgaçamento" do patrimônio são alguns deles. "Agora estamos investindo bem os poucos recursos disponíveis e modernizando, principalmente a área de inteligência das polícias na Bahia".


  SOZINHA NÃO DÁ

  A maioria dos questionamentos do público que participou do seminário foi destinada à Polícia Militar, que possui contato direto com as comunidades. Entre eles, o pouco efetivo e a falta de combatividade. O coronel Almir Andrade respondeu que sozinha a polícia não é capaz de acabar com o crime, e a comunidade, a mídia e em especial os poderes públicos devem fazer sua parte com ações de desenvolvimento social.


  Andrade destacou ainda que só este ano foram recolhidos dois milhões de pés de maconha e criados quatro colégios militares. "Outros nove pedidos para que a PM assuma colégios públicos do Estado já foram encaminhados ao governador Jaques Wagner". O coronel ainda afirmou que agora as polícias possuem maior liberdade para atuar e repetiu as palavras do governador, dizendo que "a polícia é do Estado e não de seus governantes".


Guarda Municipal 

  
A prefeita Moema Gramacho anunciou que ontem mesmo foi dado entrada no Projeto de Lei que regulariza a função de guarda municipal no município.

  Lauro de Freitas possui 370 guardas municipais, que trabalham sem poder de polícia ostensiva, sendo apenas responsáveis pelo patrimônio público.
 
  Com o projeto, a guarda municipal deve passar por treinamentos que abrirão o leque de atuação e suas responsabilidades.


Participaram também do seminário os vereadores Lula Maciel, José Augusto, Fausto Franco e Valmir Sodré, além dos secretários municipais Ápio Vinagre, de Governo; Lourdes Lobo, do Trabalho, Assistência Social e Cidadania; Vânia Almeida, de Serviços Públicos; João Oliveira, vice-prefeito e secretário de Administração, Luiz Carlos Galvão, de Saúde; Terezinha Barros, de Políticas para as Mulheres, e Aliomar Brito, de Planejamento, Saneamento, Meio Ambiente e Turismo, a assessora do deputado Yulo Oiticica, Luciana Mandeli, a presidenta do Conselho de Segurança Pública de Itinga, Sara Cristina, sindicato de servidores de segurança e da Base Aérea de Salvador, além da sociedade civil.