Os consumidores protestaram porque sequer foram avisados da mudança
Muita confusão nesta quarta-feira, 1, nas lojas da Cesa do Povo devido ao sistema on-line do CrediCesta se encontram fora do ar. Consumidores revoltados com o descaso no atendimento, um caos em algumas lojas, sobretudo porque não foram avisados de quaisquer mudanças no uso do cartão.
No final da tarde a Agecom informou que problemas técnicos prejudicaram o uso do cartão CrediCesta nas lojas da Cesta do Povo durante o dia de hoje (1) serão sanados até sexta-feira (3).
O presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Reub Celestino, explicou que, com a mudança da empresa que gere o programa CrediCesta, a migração de um banco de dados para outro congestionou as linhas do sistema, inclusive o software da Embratel, responsável pela transmissão. Houve transtornos em algumas lojas, onde o sistema operou em baixa velocidade.
"Já havia uma previsão de que o problema pudesse acontecer, mas não tivemos como evitá-lo e estamos trabalhando para resolvê-lo", informou Reub Celestino. De acordo com André Azin, diretor presidente da empresa Basecard, que gere o CrediCesta, tudo já deverá estar sanado dentro de dois dias. "Estamos recalibrando as linhas e atualizando o sistema. Houve um volume de operações maior que o esperado e, assim, as linhas não suportaram a grande demanda", afirmou.
Em todo o estado, são 280 mil servidores titulares dos cartões que permitem a compra na Cesta do Povo com posterior desconto em folha. Na primeira semana do mês, o fluxo de pessoas que utilizam o cartão nas lojas costuma ser grande, o que agravou a situação. Diante do problema, o uso do CrediCesta foi suspenso na loja do Ogunjá, por exemplo. Em outros locais, os consumidores tiveram que tentar duas vezes.