O ato religios está superando o profano.
Amanhã, logo cedo, acontece a procissão que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes de volta à Igreja da Boa Viagem, partindo a basílica da Conceição da Praia na galeota com a presença do cardeal Majella. Esta é uma manifestação religiosa onde o ato de fé supera o profano, desde que a urbanização da rampa do mercado e adjacências retirou do local a feira livre as barracas de vendedores de bebidas e comidas típicas.
Milhares de pessoas vão receber a galeota com a imagem na praia da Boa Viagem e depois conduzir o Senhor dos Navegantes para o seu nicho. Esta festa tem uma longa tradição na Bahia, mas não se sabe ao certo quando a romaria marítima teria começado. Estima-se que no ínicio do século XVIII, ai por volta de 1710.
Quando arcebispo da Bahia, Dom Lucas Moreira Neves se negou a participar da procissão alegando que haviam muitos atos profanos nos barcos com bebedeira e mulheres de biquinis. Agora, anos depois do falecimento de dom Luas, e graças a sua ação moralizadora, o religioso está superando o profano nesta festa.