Política

OSID RECEBE RÉPLICA DA KOMBI QUE SANTA DULCE DOS POBRES RECOLHIA GENTE

Salvador passa a sediar um marco inédito no setor automotivo: o primeiro dinamômetro do mundo instalado dentro de um shopping center.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/03/2026 às 19:13
A kombi e a santa
Foto: DIV
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Foi entregue às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) na tarde deste sábado (7) a réplica da Kombi utilizada pelo Anjo Bom nas décadas de 60 e 70, para resgatar pobres e doentes em situação de rua em Salvador. O veículo passou por uma recente requalificação, realizada pela Guebor Toyota, e agora volta a integrar o acervo histórico do Memorial Santa Dulce dos Pobres. 

  2. A cerimônia de entregas das chaves do veículo aconteceu na empresa automobilística, localizada no bairro do Comércio, e reuniu a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, acompanhada de gestores da instituição, e o diretor operacional da Guebor, Rafael Freire.

   3. Após a cerimônia, o grupo seguiu, junto à Kombi requalificada, para a sede da OSID, no Largo de Roma. A visita teve início na Capela das Relíquias, no Santuário Santa Dulce dos Pobres, onde repousam os restos mortais da religiosa baiana, e na Sala dos Milagres, local que reúne milhares de relatos de graças alcançadas atribuídas à intercessão da primeira santa nascida no Brasil. 

  4, “Nós, da Guebor, nos sentimentos lisonjeados por poder entregar esse importante automóvel que ajuda a contar a história dessa obra tão magnífica e por podermos conhecer de perto as Obras Sociais, esse ambiente de paz e acolhimento”, destacou Rafael Freire.

   5. Símbolo do incansável trabalho de assistência que Santa Dulce prestava aos pobres e doentes em Salvador, a Kombi era utilizada em diversas ações sociais entre os anos 60 e 70, como o resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, além do transporte de pacientes, mantimentos, remédios e doações. 

  6. Registros e testemunhos da época contam que, frequentemente, Irmã Dulce aparecia de surpresa em armazéns da Cidade Baixa, em Salvador, acompanhada de auxiliares, para conseguir feijão, farinha e leite para os doentes, transportando os donativos com o automóvel.

   7. “Essa é uma história que a gente precisa continuar contando para as pessoas que chegarem à nossa instituição, para que conheçam mais a fundo a jornada que ela enfrentava com o objetivo ajudar aos mais necessitados durante tantos anos. Agradecemos à Guebor por nos ajudar a preservar uma peça fundamental dessa trajetória”, afirma a superintendente Maria Rita Pontes.

   8. A réplica, que possui as mesmas características da original, foi cedida à OSID em 2023 pela Prefeitura de Salvador, quando passou a integrar a instituição. Na atual requalificação foram preservadas as características originais da Kombi, priorizando as melhorias na parte interna, a troca de painéis, recondicionamento, revitalização da pintura e chaparia, entre outros aperfeiçoamentos.  Com a entrega, o veículo volta a fazer parte do acervo do Memorial dedicado ao Anjo Bom, espaço que reúne peças que ajudam a preservar e a contar a história da religiosa baiana.
                                                                           ****
 
   9. Deputado Hilton Coelho apresenta moção de apoio à professora Letícia Fernandes e denuncia risco de revitimização em caso marcado por violência doméstica

  10. O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma Moção de Apoio e Solidariedade à professora Letícia Magalhães Fernandes, docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que enfrenta situação de extrema vulnerabilidade em uma disputa judicial envolvendo a guarda de seu filho, em um contexto já reconhecido judicialmente de violência doméstica.
 
  11. Letícia Magalhães é servidora pública estadual e se afastou regularmente da universidade para cursar doutorado em Brasília, com licença concedida pela instituição entre 2021 e 2025, posteriormente prorrogada até janeiro de 2026. Ao ser convocada para reassumir suas atividades, retornou à Bahia com seu filho, retomando sua vida profissional e familiar no município de Itapetinga.

  12. Segundo o deputado, o caso se agravou após decisões judiciais que determinaram o retorno da criança ao Distrito Federal, onde reside o genitor, mesmo diante da existência de medidas protetivas concedidas à professora em razão de violência física, moral, patrimonial e psicológica. Na Bahia, decisão liminar chegou a reconhecer a guarda unilateral materna e o lar da mãe como referência para a criança.

  13.  “Não se trata de atacar instituições, mas de defender que decisões judiciais respeitem o histórico de violência já reconhecido. O que está em jogo é evitar a revitimização de uma mulher que já buscou proteção no próprio sistema de Justiça”, afirma Hilton Coelho.

  14. A situação se tornou ainda mais grave após a expedição de mandado de busca e apreensão da criança, decreto de prisão e determinação de quebra de sigilo telefônico contra a professora, o que, segundo o parlamentar, coloca Letícia em condição de profunda vulnerabilidade jurídica e pessoal. Para Hilton Coelho, a Moção apresentada tem como objetivo reforçar a necessidade de que o caso seja analisado à luz do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, instrumento que orienta o sistema de Justiça a considerar contextos de violência estrutural contra mulheres.

  15. “Quando o próprio sistema que deveria proteger acaba produzindo novas situações de insegurança, precisamos levantar a voz. Nenhuma mulher pode ser punida por tentar proteger a si mesma e seu filho de um contexto de violência”, declarou o deputado também ressaltando que “nossa moção apresentada na ALBA é um gesto de solidariedade institucional e defesa de direitos. Nossa posição é clara: violência contra a mulher não pode ser relativizada nem ignorada em decisões que envolvem guarda de crianças. É preciso garantir proteção integral às mulheres e às crianças, conclui.

  15. Salvador passa a sediar um marco inédito no setor automotivo: o primeiro dinamômetro do mundo instalado dentro de um shopping center. O equipamento está em funcionamento no Auto Center Copa 70, localizado no estacionamento F do Shopping da Bahia, e terá inauguração oficial no próximo dia 8 de março (domingo), com apresentação institucional, demonstrações ao vivo e atendimento à imprensa.  

   16. O dinamômetro é um equipamento de alta precisão utilizado para medir potência e torque de veículos após processos de preparação e remapeamento eletrônico. O aparelho funciona dentro de uma cabine especial com uma enorme vitrine de vidro, permitindo que visitantes acompanhem tudo de perto. Além da vitrine, um telão instalado do lado de fora da cabine exibe em tempo real os dados do teste, permitindo que o público acompanhe o desempenho do veículo e veja exatamente quanto de potência e torque o carro ganhou após a preparação. 

   17. A proposta é transformar o espaço em um novo ponto de encontro para os apaixonados por carros, que poderão acompanhar diferentes veículos e supercarros passando pelos testes no dinamômetro. 

   18. O público poderá assistir a carros de várias marcas sendo preparados e testados no equipamento em eventos especiais, aos sábados e domingos, que serão anunciados com antecedência. 

   19. Durante o evento de inauguração, serão realizadas demonstrações técnicas ao vivo e entrevistas com os idealizadores da iniciativa, que integram o Grupo Copa 70, empresa com 53 anos de atuação no mercado automotivo baiano.