A ABIH (hotelaria) ainda não divulgou os números oficiais do mês de fevereiro
Tasso Franco , da redação em Salvador |
19/02/2026 às 19:29
Turistas de baixo PIB retornam aos seus estados e municípios
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Carnaval de Salvador foi marcado por muitos turistas de baixo PIB que estão retornando para os municípios do interior (a maioria) e outros estados. Segundo dados da SECOM PMSSA entre 12 e 17 de fevereiro, o Aeroporto de Salvador registrou 530 pousos, um crescimento de 19,9% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 442 voos.
2. A quantidade de passageiros desembarcados por via aérea saltou de 66.112 para 77.266 pessoas, alta de 16,9%. A taxa média de ocupação hoteleira foi de 94,32% nesse período, alta de 14,95% em comparação com os 79,37% registrados no Carnaval anterior, informação que não é da ABIH.
3. A quantidade de turistas ninguém sabe ao certo porque não há medição confiável. A Prefeitura dá um número; o Estado dá outro. Imagina-se que os números são aproximados. Os agentes de viagens não divulgam números. O certo é que foram milhares, a maioria do interior da Bahia e de outros estados. A maioria que veio do exterior e de outros estado é de médio a baixo PIB.
4. Os circuitos (todos eles) registraram uma média de 1 milhão de pessoas dia, mas isso não é computado com marcadores. A PM ou alguem empresa contratada pelo governo municipal poderia aturar nos portais de acesso com numeradores manuais ou instalar sensors. Inlcusive em determinados dias e momentos, como no domingo, no portal da Airosa Galvão, Barra, a PM estava mandando passar e só precisava levantar a camisa.
***
5. Dentro do prazo que determina a Constituição do Estado da Bahia em seu artigo 105, inciso XV, o governo baiano enviou a prestação de contas do Estado referente ao exercício financeiro de 2025 para a Assembleia Legislativa.
6. O material é elaborado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), por meio da Superintendência de Administração Financeira (SAF), responsável pelo levantamento das Demonstrações Contábeis Consolidadas e pela elaboração do Relatório Contábil da Administração Pública Estadual. O trabalho começou a ser feito no segundo semestre de 2025 e foi intensificado após o fechamento da contabilidade, no dia 14 de janeiro de 2026.
7. A íntegra do documento é publicada no endereço www.sefaz.ba.gov.br. Basta acessar o canal Finanças Públicas e depois a seção “Prestação de Contas”. Além dos exemplares que são entregues para a Alba, uma cópia impressa da prestação de contas fica disponível para consulta na Diretoria de Contabilidade Aplicada ao Setor Público da Secretaria da Fazenda, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
8. Chamada de “Demonstrações Contábeis Consolidadas do Estado”, a prestação de contas apresenta os resultados das gestões Orçamentária, Financeira e Patrimonial da Administração Direta, das Autarquias, das Fundações e dos Fundos Especiais e a execução orçamentária das Empresas Estatais Dependentes, elaboradas segundo as normas federais e estaduais que regem a matéria.
9. O Relato Integrado, parte componente da prestação de contas, apresenta uma análise mais detalhada das informações contábeis e fiscais, buscando o uso de uma linguagem de fácil entendimento. Além disso, continuam sendo usados gráficos e tabelas, para permitir uma melhor visualização dos dados.
10., O superintendente de Administração Financeira da Sefaz-Ba, Humberto Novais, explica que em 2025 a Bahia avançou no aprimoramento do Relato Integrado, incorporando os itens modelo de negócio e cadeia de valor, buscando adequar o documento ao que determinam as normas internacionais sobre o tema.
11. “O Estado mantém desempenho de destaque nacional ao conquistar a nota “A” na Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Siconfi, avaliação feita pela Secretaria do Tesouro Nacional. Os dados também mostram que a Bahia é um dos estados mais eficientes na quitação de despesas e na manutenção das obrigações financeiras em dia.
12. A prestação de contas evidencia ainda o cumprimento integral dos indicadores constitucionais, das metas da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal (PAF), refletindo equilíbrio fiscal e o compromisso do governo em reduzir desigualdades, ampliar oportunidades e promover o bem-estar social”, assinala.
13. O mercado brasileiro de eletrodomésticos para lavanderia deve atingir aproximadamente US$ 2,31 bilhões em 2026¹, com perspectiva de crescimento contínuo nos próximos anos, impulsionado por mudanças no estilo de vida, aumento da renda disponível e preferência por produtos que entreguem mais eficiência, tecnologia e praticidade na rotina doméstica.
14. Esse cenário reflete uma transformação clara no comportamento do consumidor, especialmente entre famílias maiores, lares com pets e pessoas com rotinas intensas e pouco tempo disponível, que lidam com grandes volumes de roupas e buscam soluções capazes de reduzir o tempo dedicado às tarefas domésticas.
15. Pesquisa da Panasonic mostra que a busca por lavadoras de maior capacidade cresceu cinco vezes em comparação a 2021, ano que marca a consolidação de novas rotinas domésticas no pós-pandemia, com a volta do trabalho presencial e híbrido, aumento da presença de pets nos lares, maior circulação de roupas no dia a dia e uma preocupação ampliada com higiene, cuidado e eficiência.
16. A International Fresh Produce Association (IFPA) reunirá autoridades e líderes do setor de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV) do Vale do São Francisco para um Café da Manhã, dia 26 de fevereiro, em Petrolina, com produtores, exportadores, distribuidores e varejistas.
17. O evento, que vai ter os maiores produtores e exportadores da região, terá a presença de Jorge Souza, consultor da ABRAFRUTAS; e como destaque a palestra “O que Harvard ensina sobre Estratégia de Vendas”, ministrada por Juliano Martins, especialista em gestão e marketing estratégico, com sólida formação em escolas de negócios internacionais, que vai compartilhar aprendizados práticos sobre como aplicar metodologias de Harvard na criação de estratégias comerciais mais inteligentes, voltadas à realidade do agronegócio e do varejo brasileiro.
18. O evento será excelente para entrevistas sobre perspectivas de 2026 na produção de frutas, exportação para novos mercados e visão dos maiores produtores da economia para esse ano, de eleições, Copa do Mundo e muitas oportunidades de conexão com varejo.
19. O governador Jerônimo Rodrigues embarcou em missão internacional para uma agenda estratégica, na Índia, voltada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e à consolidação da Bahia como referência na produção de medicamentos no Brasil, por meio da Bahiafarma. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jerônimo visitará instalações de empresas e firmará acordos para fechar uma parceria para que cerca de quatro medicamentos sejam produzidos em solo baiano.
20. A Cemig foi selecionada pela Corporate Knights como uma das "10 Corporações Mais Sustentáveis da América Latina", figurando no ranking inédito lançado pela organização canadense em 2026. A lista, que destaca as empresas com melhor desempenho em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), avaliou 343 companhias latinas e utilizou a mesma metodologia empregada no prestigiado Global 100.
21. Diferentemente do ranking global, o estudo latino-americano não prevê vagas por setor: apenas as 10 empresas com maior pontuação consolidada integram a seleção final. O resultado reforça o avanço consistente da Cemig em iniciativas voltadas à transição energética, redução de impactos ambientais, inovação, governança e responsabilidade social.