Política

FURDUNÇO:PRÉ-CARNAVAL SSA ABRE SÁBADO COM KANGOZEIRAS E + 56 ATRAÇÕES

vEJA A PROGRAMAÇÃO de todas as entidades que vão desfilar
Tasso Franco ,  Salvador | 04/02/2026 às 18:50
Furdunço abre com grupo de jump
Foto: Alfredo Filho
  MIUDINHASM GLOBAIS:

   1. Neste sábado (7), o Furdunço abre alas para o primeiro dia oficial do pré-Carnaval de Salvador, com atrações desfilando pelo Circuito Orlando Tapajós, no sentido Ondina–Barra, a partir das 14h. A festa, no fim de semana que antecede a folia oficial, teve a data alterada do domingo para o sábado, prometendo manter a mesma alegria e animação dos anos anteriores.

  2. Ao todo, 57 atrações vão percorrer o circuito, reunindo artistas consagrados, bandas e grupos culturais que representam a diversidade e a riqueza da música baiana. Entre os destaques estão Daniela Mercury, BaianaSystem, Armandinho e Irmãos Macedo, Parangolé, Pagodart, Escandurras, Filhos de Jorge, Kart Love, Mambolada, FitDance e Negracor, além de uma programação ampla com artistas e projetos culturais da cidade.

  3. “A mudança do Furdunço para o sábado foi uma decisão estratégica. É um evento com duração mais extensa, que ocupa muitas horas de programação, e o sábado permite que o público aproveite até o fim, sem a preocupação com o dia seguinte. Diferentemente do domingo, quando muitas pessoas já precisam se preparar para a segunda-feira, o sábado garante mais tempo de festa, maior circulação de pessoas e impacto econômico para a cidade”, afirmou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

   4.  “Salvador vive um momento vibrante, com ocupação intensa dos espaços públicos, diversidade cultural e uma energia que se reflete na participação popular e no interesse dos turistas. O Fuzuê e o Furdunço são símbolos desse auge, de uma cidade viva, criativa e protagonista no cenário nacional. Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais esse movimento, consolidando Salvador como referência absoluta em cultura, festa popular e economia criativa”, completou.

  5.  Desfilando pela primeira vez no Furdunço, o cantor Biel Brito, vocalista do grupo DiDengo, não esconde a ansiedade. “Participar do Furdunço pela primeira vez é a realização de um sonho. Salvador respira música e alegria, e poder levar o som da DiDengo para esse momento tão especial é uma emoção gigantesca. É um dos maiores eventos do pré-Carnaval do Brasil, e estamos muito felizes em fazer parte dessa história. Vai ser um dia inesquecível”, disse.

  6. Veterano na festa, o cantor Danniel Vieira também integra a programação e ainda vai encerrar o Carnaval oficial com o tradicional Arrastão na Quarta-Feira de Cinzas. “O Furdunço já faz parte da minha história, e estar nele mais uma vez é motivo de alegria. Pode ter certeza de que será um show cheio de energia, romantismo e animação. Cada apresentação é como se fosse a primeira. É um evento especial, com um clima diferente, e eu só tenho a agradecer por viver isso mais um ano”, afirmou.

  7. O samba, ritmo homenageado do Carnaval deste ano, também terá espaço no Furdunço com o grupo Viola de Doze, que promete animar o público. O vocalista Helon Neves destaca a importância do evento. “Participar do Furdunço é viver a essência do Carnaval de rua, perto do povo, sentindo essa energia única que só a Bahia tem. Para nós, é uma honra levar o samba de raiz para essa festa tão democrática e especial. Vai ser um show cheio de alegria, dança e conexão com o público”, concluiu.

Confira a programação completa do Furdunço, a partir das 14h:


·         Kangozeiras da Bahia
·         Estylo Candeal
·         A Kombi do Zé Livrório
·         Maira Lins
·         Sylvia Patrícia & Tuk Tuk Sonoro
·         DJ Fabão
·         Banda Flor Serena
·         Peu Carvalho
·         Gutto Cabaré
·         Grupo Corrupio
·         Lui
·         Samba Diretoria
·         Coktel Baiano
·         Chico Marana
·         Electric Team
·         Banda Afro Araiyê
·         Bambolê
·         Quabales
·         Banda Viola de Doze
·         A Tapa
·         Bruno Barroso
·         Parangolé
·         Guga Meyra
·         Pagodart
·         Forró do Tico
·         TK Rei do Bar
·         Linnoy
·         Filhos de Jorge
·         Escandurras
·         Viviane Tripodi
·         Armandinho e Irmãos; Macedo
·         Diego Moraes
·         Danniel Vieira
·         Microtrio Takombin’Arte
·         Wilson Café
·         Negracor
·         Kart Love
·         Marculino e Seus Belezas
·         Grupo Seu Cupido
·         Breno Casagrande
·         Os Informais
·         Chaverinho do Arrocha
·         Tio Barnabé
·         Renazinho CBX
·         Mavt
·         Pretos do Bairro
·         Fit Dance
·         Daniela Mercury
·         Julio e Jonathan
·         Dan Valente
·         Mambolada
·         DiDengo
·         Banda Pena Branca
·         Diego Henrique
·         Norberto Curvello
·         Lucas Babidi
·         BaianaSystem
   
   8. REI MOMO -  A seletiva final para a escolha do Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026 acontece nesta sexta-feira (6), no Shopping Bela Vista, que volta a ser palco de um dos momentos mais simbólicos da folia. A reta final do concurso será realizada a partir das 18h, na Praça de Alimentação, com acesso gratuito ao público, integrando a programação do projeto Laje do Bela.

   9. Promovida pela Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia (FCCBA), em parceria com a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia, a disputa definirá o nome que irá receber as chaves da cidade e dará início oficialmente ao Carnaval. 

  10. Além do prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil, o vencedor será contemplado, neste ano, com um traje completo exclusivo, oferecido pelo Shopping Bela Vista e assinado pela marca Meninos Rei, reforçando a conexão entre moda autoral, ancestralidade e a tradição do Carnaval de Salvador.

  11. Chegam à final oito candidatos, que representam diferentes perfis, idades e trajetórias, todos com a missão de encarnar o espírito de alegria e irreverência do personagem mais tradicional da festa. Estão na disputa:

  12. A Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), promoveu, na tarde desta quarta-feira (4), uma vistoria técnica nos circuitos do Carnaval 2026, com a participação de órgãos que integram a rede de proteção às mulheres, crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo avaliar e aprimorar pontos estratégicos da iluminação pública, adotando um olhar de gênero para ampliar a segurança, o conforto e a sensação de acolhimento durante a festa.

   13. Participaram da atividade o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo; a promotora de Justiça Sara Gama; e a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM-BA) da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Carolina Araújo.

   14. O percurso incluiu áreas de grande circulação nos bairros de Salvador, como Barra, Ondina e Campo Grande, com atenção especial a acessos, becos, sanitários, áreas de permanência e pontos considerados mais sensíveis do ponto de vista da vulnerabilidade social. 

   15. De acordo com a gestão municipal, as informações coletadas durante a vistoria vão subsidiar ajustes técnicos e reforços na rede de iluminação antes do início da festa. A expectativa é que as intervenções contribuam para um ambiente mais inclusivo, acolhedor e seguro para moradores e turistas ao longo de todo o Carnaval.

   16. O diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, explicou que a iniciativa marca o início de um acompanhamento mais amplo das estruturas de iluminação nos circuitos oficiais e destacou a atuação conjunta com instituições de controle e proteção social.

  17.  “Estamos mostrando o trabalho que estamos fazendo com um olhar de gênero, observando todos os acessos, os banheiros e cada ponto para gerar mais luminosidade, conforto e segurança para as pessoas que estarão aqui curtindo todos os dias de festa. O papel da Diretoria de Iluminação Pública é fazer uma festa com muita luz e, acima de tudo, com muita segurança”, afirmou.

   18. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Fernanda Lordelo, ressaltou que as visitas técnicas vêm sendo realizadas anualmente, em diálogo com outras instituições, para tornar os espaços mais seguros, especialmente para o público feminino. 

  19. “É muito importante esse movimento de visita aos espaços onde a iluminação foi reforçada e vem sendo ampliada a cada ano, após diálogos com o Ministério Público e a Defensoria, que acompanham essas ações. Becos, banheiros químicos e saídas são locais mais sensíveis e vulneráveis para as mulheres. Esse olhar de gênero no Carnaval nos ajuda a melhorar cada vez mais a entrega e a segurança das mulheres na cidade”, explicou.

  20. A promotora de Justiça Sara Gama, do Ministério Público do Estado da Bahia, lembrou que estudos realizados em 2024 identificaram a necessidade de reforço da iluminação, especialmente no entorno dos sanitários femininos, e destacou que a medida tem caráter preventivo. 

  21. “A partir de levantamentos feitos nas áreas dos sanitários femininos, surgiu a preocupação de reforçar não apenas a segurança, que é obrigação do Estado, mas também a iluminação, porque quanto mais luz, menos oportunidade para pessoas mal-intencionadas. Fiz a recomendação à prefeitura e encontramos portas abertas. 

  22. Trabalhamos o ano inteiro em rede, integrando município e Estado, para garantir bem-estar às mulheres, turistas, ambulantes e trabalhadoras. Ambientes afastados e escuros favorecem crimes, sobretudo os de natureza sexual. No ano passado, tivemos resultados positivos, sem registros nessas áreas, e esperamos um Carnaval 2026 ainda mais seguro”, destacou.

  23. ambém presente à vistoria, a coordenadora do NUDEM-BA, Carolina Araújo, enfatizou a importância da fiscalização para ampliar a proteção nos espaços públicos. “Houve um incremento importante na iluminação promovido pela Prefeitura e estamos aqui para observar esse avanço, fortalecendo a defesa das mulheres e evitando situações de vulnerabilidade, especialmente entre foliãs, trabalhadoras e ambulantes do Carnaval”, concluiu.