Política

OTTO SE OPÕE A CHAPA PURO-SANGUE DO PT NA BAHIA E LEVARÁ CASO À LULA

Senador Otto Alencar não engole a armação petista da chapa puro sangue e se alinha a Angelo Coronel
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/01/2026 às 18:12
Otto deixou claro na entrevista ao Estado que Coronel não pode ser excluído da chapa
Foto: Marcos Oliveira Ag Senado
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A entrevista do senador Otto Alencar (PSD) no Estadão colocou no cenário político baiano um alerta ao governador Jerônimo Rodrigues e ao PT diante da anunciada chapa (ainda sem ser oficial) puro sangue Jerônio (governador) e Rui Costa e Jaques Wagner, ao Senado. Segundo Otto é o caminho para uma possível derrota eleitoral (se isso acontecer) e deixou claro que seu partido não aceita a exclusão do senador Angfelo Coronel da chapa, ao Senado, e não a possíveis arranjos na vice

   2. Na conversa, Otto afirmou que uma “chapa carniça” pode dar “problema”, ao comentar a possibilidade de uma composição formada pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo senador Jaques Wagner, todos do PT.

   3. Inicialmente, o Estadão publicou que Otto chamou diretamente a chapa formada pelo trio petista de “carniça”, no título: “Senador chama chapa puro-sangue do PT na Bahia de ‘carniça’ e Lula vai mediar crise com PSD”. Após reclamação da assessoria de comunicação do senador, o título foi alterado para: “PSD critica chapa puro-sangue do PT na Bahia e Lula vai mediar crise”.

   4. Depois da atualização, a reportagem passou a trazer o seguinte trecho: “O senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, disse que o partido permanecerá em aliança com o PT. Mesmo assim, afirmou que chapa puro-sangue tende a resultar em derrota, como ocorreu quando Wagner foi eleito governador da Bahia, em 2006, tirando do páreo o candidato de ACM Neto. ‘Chapa carniça pode dar problema’, avisou”.

   5. Otto (vide nota abaixo) não chamou diretamente de “carniça” a eventual chapa formada por Jerônimo, Rui Costa e Jaques Wagner, mas disse que uma composição exclusivamente petista - a chamada chapa puro-sangue - é politicamente ruim (nas palavras dele, uma carniça) e pode levar à derrota do grupo político. 

  6. Ainda ao Estadão, Otto Alencar afirmou ainda que o PSD não aceita nem a vaga de vice na chapa de Jerônimo Rodrigues nem a hipótese de o senador Angelo Coronel (PSD) ser suplente de Jaques Wagner. “Isso fere o amor próprio dele. É uma proposta que não deveria ter sido feita”, disse Otto, que foi vice-governador da Bahia durante o governo de Wagner. 

   7. Já em entrevista ao site da revista Veja, o senador declarou acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará diretamente da decisão sobre a composição ideal para a disputa pelo governo da Bahia.

  8. “Esse tema ainda vai render bastante. É cedo para falar em chapa fechada. A decisão deve passar pelo terceiro andar do Palácio do Planalto”, afirmou Otto, em referência ao local onde Lula despacha.

  9. Nota da assessoria do senador Otto Alencar sobre a reportagem do Estadão: O senador Otto Alencar repudia veementemente a matéria publicada nesta sexta-feira (16) pelo jornal O Estado de S. Paulo, assinada pelo jornalista Daniel Weterman.

  10. Em nenhum momento o senador utilizou qualquer termo pejorativo para se referir a adversários políticos ou aliados, tampouco a expressão que lhe foi atribuída.

  11. Presidente do PSD na Bahia e da CCJ no Senado, Otto Alencar apenas relembrou, em entrevistas, que chapas chamadas de “puro-sangue”, historicamente, não obtiveram êxito eleitoral, citando como exemplo a eleição de 2006 na Bahia, quando uma chapa da oposição, encabeçada pelo mesmo partido (Paulo Souto / Eraldo Tinoco) foi derrotada por Jaques Wagner, que se elegeu governador do Estado.

  12. O senador Otto reafirma seu compromisso com o debate político, respeitoso e responsável e rechaça a distorção de suas declarações.

   13. (COMENTÁRIO DO BJÁ) - Na medida em que Otto admite uma intermediação do presidente Lula para resolver o problema eleva o tom do debate com seus interlocutores petistas na Bahia, inclusive com o governador Jerônimo, o qual, em recente entrevista disse que ele é quem iria liderar o processo.
   
   14. Pelo que se vê, o processo subiu para um andar mais elevado, em Brasilia, no Palácio do Planalto.
                                                            ****
  13. Os foliões que desejam garantir passagens para o Expresso Salvador, serviço de transporte especial do Carnaval, já podem adquirir seus bilhetes a partir desta sexta-feira (16). O serviço de transporte exclusivo para os circuitos da festa funcionará entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

   14. Os bilhetes podem ser adquiridos no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, pelo valor de R$ 24 o trecho, tanto ida como volta. O valor garante também o estacionamento gratuito nos shoppings até o final da operação.

   15. As lojas funcionam no piso L1 do Salvador Shopping, próximo ao Redemix; e no piso L1 do Salvador Norte Shopping, em frente à loja Papel e Cia. A partir da próxima terça-feira (20), será inaugurada mais uma loja do Expresso Salvador, desta vez no piso L1 do Shopping Paralela, ao lado da Biscoitê. As lojas estão abertas nos mesmos horários de funcionamento dos shoppings.

   16. Além do valor da tarifa, é cobrada uma taxa de R$ 7 para a aquisição do cartão exclusivo do Expresso Salvador. No entanto, quem ainda tem o cartão de anos anteriores do serviço poderá recarregá-lo, sem a necessidade de comprar um novo. 

   17. Cada cartão permite a compra de até dez bilhetes por dia, que podem ser utilizados por qualquer pessoa. Não é obrigatório adquirir ambos os trechos, ficando a critério do usuário.

   18. O Expresso Salvador contará com cinco linhas exclusivas para atender os foliões, com paradas próximas aos circuitos carnavalescos: Shopping Paralela x Barra, com parada na Avenida Centenário, próximo ao Vitória Center; Salvador Shopping x Ondina, com parada em frente ao antigo colégio Isba; Salvador Shopping x Barra, com parada na Avenida Centenário, próximo ao Vitória Center; Salvador Norte Shopping x Centro/Av. Garibaldi, com parada no Vale do Canela, em frente ao Icba, e na Avenida Anita Garibaldi, entrada da Rua Prof. Edgard Mata; e Salvador Norte Shopping x Barra, com parada na Avenida Centenário, próximo ao Vitória Center.

   19. Entre os dias 12 e 17 de fevereiro, o Expresso irá funcionar das 12h às 06h do dia seguinte, com saídas a cada 20 minutos. Todos os ônibus são equipados com ar-condicionado e 100% adaptados para acessibilidade. 

   20. O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destaa as vantagens do Expresso Salvador como uma opção segura e prática durante o Carnaval. “O Expresso já é um serviço consolidado no Carnaval de Salvador, garantindo mais comodidade e flexibilidade ao folião, que chega aos circuitos de forma rápida e sem paradas, e sem se preocupar com trânsito ou estacionamento. É uma maneira de curtir o Carnaval sem preocupações e com mais conforto”, afirma.
 
  21. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) apreendeu 3.593 unidades de publicidade irregular durante a fiscalização realizada na Lavagem do Bonfim, na última quinta-feira (15). Entre os materiais recolhidos estão panfletos, placas, pirulitos, faixas e copos sem autorização do órgão, além de bebidas em garrafas de vidro, cuja comercialização é proibida por lei durante o evento.

  22. O órgão realizou mais de 345 vistorias e 254 orientações, além de notificar um estabelecimento comercial e autuar outros dois por comercializarem bebidas em garrafas de vidro. As equipes também removeram 116 equipamentos irregulares, como mesas, cadeiras, sombreiros, balcões, blimps e pranchões, por estarem instalados sem autorização da Prefeitura.

   23. “O trabalho da Sedur é fundamental para garantir o ordenamento urbano, a segurança e o bem-estar da população. Nossa atuação preventiva e fiscalizatória assegura que os eventos e as atividades na cidade ocorram dentro da legalidade, promovendo uma Salvador mais organizada”, afirmou o secretário Sosthenes Macêdo.

   24. Poluição sonora – Ainda durante a festa, a Sedur apreendeu 15 equipamentos sonoros irregulares nos bairros do Bonfim, Mares e Uruguai. Ao todo, foram realizadas 118 vistorias, emitidas 89 notificações, e 23 atividades sonoras foram encerradas por não possuírem autorização. A ação tem como objetivo combater a poluição sonora e assegurar o cumprimento dos limites estabelecidos pela legislação municipal.