Política

ARACI VIRA EXEMPLO DA POBREZA NA BAHIA E DA FALTA DE PROJETO ECONÔMICO

Chuvas revelam quanto a Bahia ainda precisa avançar e a pobreza fica exposta e sem alternativas para mudar
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/11/2025 às 18:56
O governador em Araci entrega ambulância todos sorrindo, menos ele
Foto: Wuinga Rubin SECOM
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As chuvas que caíram na Bahia no decorrer desta semana mostraram como a Bahia é um estado com uma quantidade de famílias que vivem na baixa renda e as cidades em que residem não dispõem de redes de saneamento básico. 

   2. Isso, aliás, é público e notório tanto que um dos programas do governo do estado se chama "Bahia Sem Fome", pois, as estatísticas apontam 1 milhão de pessoas ao menos em situação de necessidades por alimentos básicos, mas, que não possuem renda para comprá-los.

   3. Esse programa como os das bolsas de diversas naturezas são meritórios e aliviam sofrimentos, porém, estruturalmente, vão empurrando com a barriga dramas que acontecem no estado como agora, com as chuvas. E não há soluções para eles porque nem os municípios, em sua maioria, nem o Estado buscam implantar projetos de desenvolvimento econômico. 

   4. É raro se vê um município de porte médio, como Conceição do Coité, que tem um centro industrial funcionando, isso graças aos empreendedores locais e ao município.

   5. Ao lado de Coité está Serrinha que é a sede administrativa da Região do Sisal com um centro industiral que vem sendo implantando há muitos anos por empreendedores locais, na raça, na tora, necessitando de investimentos do Estado que nunca veem. 

   6. Mas, por que não acontecem? As gestões municipais não trabalham nessa direção e o governo do estado não tem politica economia voltada para esse suporte. As ruas do CIS são no barro, quando chove viram lamaçal. A Prefeitura gastou, recentemente, segundo o portal do MP, R$9 milhões numa festa junina. Seis dias de shows. 

   7. Imaginem se esses recursos fossem investidos na infra do CIS: Todas as ruas estariam asfaltadas e com saneamento. Araci, que é também ao lado de Serrinha, não tem rio, é uma cidade planta que vive da agricultura, basicamente. Chouve, como agora, inundou tudo. Tem 1000 desabrigados e a prefeitura ajuda pelo amor de Deus ao governador. 

   8. Ora, mas, a prefeita é ligada a base governista, os deputados que ela apoia são da base governista, porque não olharam para o Araci antes. O Araci foi emancipado de Serrinha em 1961, portanto, tem mais de 60 anos como muncipío.

   9. Mas, o Araci é bom na hora do voto. Ai o Araci é uma maravilha. 

   10. O governador ouviu o apelo da prefeita e apareceu no domingo, em Araci. Veja o que diz a SECOM: - Percorreu áreas atingidas, entregou equipamentos e reforçou ações emergenciais nas regiões mais prejudicadas. O roteiro começou no bairro do Coqueiro, um dos mais afetados pelas chuvas, onde o governador entregou uma ambulância, dois kits UBS, dois kits odontológicos e um reforço de medicamentos para a rede municipal, em um investimento de cerca de R$ 380 mil. 

   11. Em seguida, Jerônimo seguiu pelos bairros Lameirinho e Bombinha, ampliando a entrega de kits da Defesa Civil, e concluiu a agenda no Condomínio Recanto das Flores, área com imóveis em risco de desmoronamento, onde as equipes reforçaram orientações de segurança e mantiveram o monitoramento.

   12. O governador enfatizou que o Estado seguirá atuando para garantir suporte imediato e ajudar na reconstrução. “Desde o primeiro momento, quando soube da situação, o Estado esteve aqui com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para estender a mão e ajudar a repor as perdas mais urgentes, especialmente na área da saúde. Esta é a hora de estarmos juntos, na solidariedade, apoiando as pessoas que perderam seus bens”.

   13. A prefeita Keinha agradeceu o apoio e destacou a importância da parceria para minimizar os impactos das chuvas. “Araci viveu dias muito difíceis, mas essa presença do Estado faz toda a diferença. Agradeço ao governador pela atenção, pelo cuidado e pela resposta rápida, que traz alívio e esperança para as famílias que mais precisam.”

   14. As ações deste domingo se somam a outras frentes de trabalho que o governo estadual vem realizando em diversas regiões da Bahia atingidas pelas chuvas, incluindo o município de Sítio do Mato, no Oeste baiano, onde o governador esteve no sábado (22), verificando danos e determinando medidas emergenciais. Também decretaram situação de emergência pelas chuvas, entre 19 e 21 de novembro, os municípios de Wagner, Mutuípe e Lauro de Freitas.

  RECEBEMOS TAMBÉM UM RELEASE DO
  DEPUTADI FÉLIX MENDONÇA JR
  (veja abaixo)

  15. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) estiveram neste domingo (23) no município de Araci, no território do Sisal, para avaliar de perto os danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade principalmente entre quarta (19) e quinta-feira (20). O temporal, que também castigou outros municípios da Bahia, provocou alagamentos em ruas, prévios públicos e imóveis privados, deixando pessoas desabrigadas.

  16. De acordo com a Prefeitura, cerca de 400 famílias foram afetadas, muitas delas com habitações invadidas pela enxurrada. Desde então, equipes municipais têm trabalhado de forma contínua para atender a população atingida.

  17. Acompanhado pela prefeita Keinha Jesus (PDT), pela vice Gilmara Magalhães (PSD) e pelo ex-prefeito Silva Neto (PDT), o governador percorreu bairros do Centro e anunciou medidas emergenciais e estruturantes. Jerônimo solicitou que a gestão municipal elabore projetos de drenagem para enfrentar o problema de forma definitiva e anunciou a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) que também foi atingida pelas chuvas.

  18. Félix Mendonça Júnior, que representa Araci na Câmara Federal e desde o início das chuvas tem acompanhado a situação por meio da Prefeitura, colocou seu mandato à disposição para viabilizar recursos federais destinados a obras e ações emergenciais.

  19. “Desde que as chuvas começaram estou monitorando a situação com a prefeita Keinha. Coloquei meu mandato à disposição para viabilizar recursos em Brasília para obras que se façam necessárias e para amenizar o sofrimento das famílias. Graças a Deus não tivemos ocorrências graves”, pontuou Félix.

  COMENTÁRIO DO BJÁ

   Depois da visita as autoridades retornaram para Salvador e deixaram Keinha com o problema em mãos. Ao que dizem, Silva Neto, ex-prefeito e seu protetor politico, é candidato a deputado estadual e fará dobradinha com Félix Jr. A conversa é que Araci cansou de eleger deputados de fora que nada fazem pelo município e quer um representante local.

   O governador fez sua parte em visitar o municipio e dar apoio a prefeita, entregando uma ambulândia e posando para uma foto, sérios, os outros com risos estampados. O momento não era de sorriso, mas, faz parte do script dos politicos.

   Saneamento para Araci não haverá (pelo menos a curto prazo) porque não nem projeto, nem recursos para isso. Outros projetos estruturantes para seu desenvolvimento economico nem existem. Araci voltará ao normal com o sol e a pobre seguirá permanente. (TF)