Oposição na Assembleia Legislativa teme que haja problemas com tantos empréstimos no momento de pagá-los
Tasso Franco , da redação em Salvador |
17/11/2025 às 20:39
Governador jERÔNIMO
Foto: Thaune Maria
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), solicitou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta segunda-feira (17 de novembro de 2025), autorização para seu 21º pedido de empréstimo desde o início de sua gestão. O novo pedido de autorização, enviado por meio de um Projeto de Lei, refere-se à contratação de uma operação de crédito no valor de até R$ 300milhões.
2. O montante total de empréstimos solicitados por Jerônimo Rodrigues já ultrapassa R$25 bilhões. Segundo as notícias, o objetivo do novo empréstimo é investir em infraestrutura. As solicitações anteriores do governador têm sido alvo de críticas por parte da oposição na ALBA.
3. O vice-lider da oposição, deputado Alan Sanches (UB) diz que é preocupante essa avalanche de empréstimos. Já o lider do governo na ALBA, Rosemberg Pinto, tem dito que o governo do Estado tem capacidade para tomar os empréstimos e são relevantes para o desenvolvimento do estado.
***
4. Órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesta semana uma série de ações estratégicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, com destaque para a inspeção zoossanitária no Comércio e no Terminal Marítimo de Salvador, área de grande fluxo de turistas por conta do início da temporada de cruzeiros.
5. O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Tássio Brito, neste domingo (16), declarou apoio a pré-candidatura de Moema Gramacho, a deputada federal, nas eleições de 2026.
6. “Nós temos o orgulho de ter Moema como pré-candidata a deputada federal. O PT da Bahia precisa ampliar a bancada para dar suporte ao nosso governo Lula e ampliar também a nossa bancada feminina na Câmara federal. Vamos para uma campanha bonita, para reeleger o presidente Lula, reeleger o governador Jerônimo e ampliar nossa bancada”, disse Tássio.
7. Moema Gramacho, que está atuando como Secretária Executiva do Conselho da Federação da Presidência da República, agradeceu o apoio de Tássio nessa caminhada. “O meu nome está à disposição, como pré-candidata, para ampliar a bancada feminina do PT Bahia, em Brasília, e seguir trabalhando para fortalecer a parceria Bahia - Brasil, ao lado do presidente Lula e do governadorJerônimo Rodrigues”, ressaltou Moema.
8. Equipes do CCZ irão atuar nesta terça (18) e quarta-feira (19) no entorno do Comércio e dependências do Terminal da França, com aplicação de inseticida de efeito residual, caso necessário, para eliminação de focos do vetor.
9. As atividades integram o cronograma especial do Plano Verão Sem Mosquito 2025/2026, que reforça medidas preventivas durante o período de maior risco de transmissão das arboviroses na capital baiana, entre os meses de outubro e março, quando a proliferação do Aedes aegypti tende a aumentar.
10. Entre os objetivos do plano, estão a ampliação da vigilância entomológica e epidemiológica, o reforço das ações de campo em pontos críticos, a integração de novas tecnologias e a articulação intersetorial com áreas como limpeza urbana, abastecimento de água, turismo e educação.
11. Durante os trabalhos do pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta segunda-feira (17), o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) manifestou em pronunciamento na tribuna sua “posição firme e inegociável diante das iniciativas de caráter autoritário recentemente adotadas pela Câmara de Vereadores e pela Prefeitura de Salvador.
12. As medidas aprovadas afrontam princípios constitucionais basilares e representam grave ameaça ao Estado Laico brasileiro, garantido de forma explícita, categórica e inderrogável pela Constituição Federal”.
13. Para o parlamentar, “no centro desse profundo retrocesso está a Lei nº 9.893/2025, que autoriza o uso da Bíblia como material paradidático nas escolas públicas e privadas da capital. A norma deriva do Projeto de Lei nº 262/2025, de autoria do vereador Kênio Rezende (PRD), aprovado pela Câmara Municipal em 24 de setembro. Apesar da resistência de apenas seis parlamentares, entre eles os vereadores do PSOL Hamilton Assis e Eliete Paraguassu”.
14. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a convocação dos beneficiários do Programa Bolsa Família para realizarem o acompanhamento obrigatório de saúde referente à 2ª vigência de 2025.
15. O procedimento é essencial para garantir a continuidade do benefício e inclui verificação do cartão de vacinação, avaliação nutricional de crianças e adolescentes e acompanhamento pré-natal de gestantes. No total, 479.174 pessoas devem ser acompanhadas na rede municipal. Até o momento, 172.852 beneficiários já passaram pelo monitoramento, o que representa 36,07% do público previsto.
16. De acordo com Nailza Barbosa, técnica de referência do Bolsa Família na SMS, o acompanhamento vai além do cumprimento de uma exigência. “Estamos intensificando nossas ações para alcançar todas as famílias. Esse processo é uma oportunidade de promover cuidado, prevenir doenças e assegurar que crianças, gestantes e mulheres tenham acesso ao que precisam dentro da atenção básica”, afirmou.
17. O público prioritário para esta etapa inclui gestantes, crianças menores de 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos. Para realizar o acompanhamento, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima com os documentos pessoais, cartão do Bolsa Família, caderneta da criança ou cartão da gestante.
18. A SMS reforça a importância de que todos os beneficiários realizem o procedimento dentro do prazo para evitar bloqueio ou suspensão do benefício.
19. Como parte da programação do Festival Salvador Capital Afro Territórios, o 7º ciclo do projeto Maratona Empreendedora reuniu 70 mulheres negras nesta segunda-feira (17), no Auditório Makota Valdina, localizado na Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), no Comércio.
20. Com o módulo “Empreender e comunicar: construa a sua identidade visual no Canva”, o curso apresentou possibilidades de uso da plataforma online de design gráfico para criar diversos tipos de conteúdo visual.
21. A Maratona Empreendedora é uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Ela Consultoria e Treinamentos. São 12 ciclos de capacitação de mulheres, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo, a autonomia financeira e o protagonismo de mulheres.
22. Ao iniciar a aula, a assistente social e psicóloga organizacional Talua Jarones, da Ela Consultoria e Treinamentos, citou alguns dos benefícios da plataforma de design gráfico para a divulgação de pequenos negócios. “Através dessa ferramenta, podemos criar posts para redes sociais, apresentações, vídeos, cartões e pôsteres, mesmo sem experiência prévia em design. Todas sairão daqui aptas para criar suas próprias marcas", garantiu a palestrante.
23. Através da venda de roupas e artigos infantis, a costureira e artesã Eva Silva, de 45 anos, sustenta seus dois filhos. Presente em todos os ciclos da Maratona, ela revelou que o conteúdo tem sido muito importante para alavancar seu negócio. “Já aprendi muita coisa nessas seis edições, mas confesso que estava bastante ansiosa para essa aula de hoje. Quero muito aprender a usar o Canva para criar marcas, cards e fazer meu portfólio. Esse curso de hoje é muito importante”, disse.