Política

PORTA VOZ DO PRESIDENTE LULA DEFENDE REPETIR LULA-ALCKMIN, EM 2026

Caso das mortes do Ninho do Urubu mostra como funciona a Justiça no Brasil
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/10/2025 às 18:32
Alessandro Dantas
Foto: Alessandro Dantas
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta quarta-feira, 22, que defende a reedição da chapa formada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) nas eleições presidenciais de 2026. O senador, no entanto, avaliou que, se Alckmin optar por disputar um cargo em São Paulo, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), seria um nome adequado para ocupar a vice.

  2. “Minha opinião é manter a chapa vitoriosa, com Alckmin na vice. Temos que montar o time para enfrentar o adversário que vier”, afirmou o senador durante um almoço com empresários em Brasília, organizado pelo grupo Esfera Brasil.

  3. Ao ser questionado por um executivo se a ministra Simone Tebet poderia ser uma boa vice na chapa no cenário em que Alckmin dispute a eleição por São Paulo, Jaques respondeu:

  4. “Seria bastante positivo. A chapa com Tebet abre diálogo com segmentos importantes”. Nessa terça-feira, 21, Alckmin disse que “o governo de São Paulo não está em cogitação”, e que está “muito feliz” como vice-presidente.

  5. O senador também destacou que Lula mantém “muito boa saúde” às vésperas de completar 80 anos. Durante a conversa, quando um empresário o chamou de “favorito” para as eleições de 2026, Jaques Wagner brincou, arrancando risadas: “Nem gosto dessa palavra. Eu diria que ele é um player extremamente importante”.

  6. Atual líder do governo no Senado, Wagner já comandou quatro ministérios — Relações Institucionais e Trabalho, no primeiro mandato de Lula, e Casa Civil e Defesa, no governo Dilma Rousseff — além de ter governado a Bahia por dois mandatos.
                                                              ****            
  7. A Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu), que congrega mães, pais, irmãos e demais familiares das dez vítimas fatais da tragédia ocorrida em 8 de fevereiro de 2019 no alojamento da base do Flamengo, manifesta seu profundo e irrevogável protesto diante da decisão proferida pela 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, que absolveu em primeira instância todos os sete acusados no processo criminal resultante dessa tragédia.

   8. Entendemos que o papel da Justiça não se limita à aplicação da lei em casos individuais, mas exerce uma função pedagógica essencial na prevenção de novos episódios semelhantes, no envio de mensagem clara à sociedade de que negligências de segurança, falhas na estrutura técnica e irresponsabilidades não serão toleradas - e não cumprir essa função configura, para nós, grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade.

   9. Relembremos que os jovens falecidos - adolescentes em formação, atletas da base - dormiam em contêineres improvisados, sem alvará adequado, com indícios de falha elétrica, grades de janelas que dificultavam a saída, entre outras condições de insegurança.

   10. A absolvição dos acusados, sob o argumento de que não se conseguiu individualizar condutas técnicas ou provar nexo causal penalmente relevante, renova em nós o sentimento de impunidade e fragiliza o mecanismo de proteção à vida e à segurança dos menores em entidades esportivas, formativas ou assistenciais no país.

   11. A AFAVINU seguirá em busca de Justiça e na esperança de que a decisão seja revista e assim reitera seu pedido de que o processo seja acompanhado com rigor pelos órgãos de recurso para que a sociedade receba a mensagem de que tais condutas não ficarão impunes.

   14. A 13ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 23 a 26 de outubro, na histórica cidade baiana, conta com a participação do SAC Móvel. A unidade atende durante os quatro dias da festa e os serviços disponíveis são a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), Antecedentes Criminais, orientações da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

  15. O atendimento é de 7h30 às 17h, por ordem de chegada, e acontece na praça Aristides Milton. A primeira via da CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento original ou de acordo com o estado civil em mãos.

  16. Para a coordenadora do SAC Móvel, Cecília Pereira, a participação da carreta em mais uma edição da Flica, que é a maior festa literária do Norte e Nordeste, é muito gratificante. “A presença do SAC Móvel é mais uma oportunidade de reforçar a importância do evento, ofertando serviços básicos de cidadania às pessoas, ainda mais em uma cidade de grande relevância para a história do nosso Estado”, ressalta.

  17. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao), o aplicativo e Portal ba.gov.br, e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

   18. O município de Andaraí, na Chapada Diamantina, será palco do lançamento da Rede do Futuro: Educação para Jovens e Adultos com Tecnologia e Empregabilidade, uma iniciativa do SENAI Bahia em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento acontece nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, das 9h às 12h, no Centro Cultural Ariadna Fernandes, e promete marcar um novo capítulo na educação profissionalizante do estado.

  19. A proposta tem como foco o programa EJA Pró, que substitui os antigos cursos da Educação de Jovens e Adultos, apresentando uma metodologia mais moderna, inspiradora e conectada às demandas do mercado de trabalho. A iniciativa busca integrar educação, tecnologia e empregabilidade, preparando jovens e adultos para atuar de forma produtiva em seus próprios territórios.

  20. De acordo com o presidente da UPB, Wilson Cardoso, a parceria com o Senai representa um avanço importante para os municípios baianos. “A gente qualifica essa mão de obra para ser aproveitada localmente. Ganha a indústria, o setor de serviços e ganha a população com mais oportunidades”, destacou o prefeito.

  21. Durante o lançamento, serão apresentadas diversas frentes de atuação da Rede do Futuro, entre elas:

·         EJA Profissionalizante, voltada a alunos da Educação de Jovens e Adultos;

·         Trilhar – Formação para o Futuro, destinada a estudantes do tempo integral dos anos finais;

·         Robótica Educacional e Iniciação Científica, voltada à formação de professores da rede municipal.

  22. O público-alvo do evento inclui prefeitos, secretários municipais de Educação e secretários de Desenvolvimento Econômico, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.

  23. Com o lançamento da Rede do Futuro, o Senai e a UPB reafirmam o compromisso com a qualificação profissional, a inovação pedagógica e o desenvolvimento sustentável dos municípios baianos, apontando novos caminhos para a educação e o trabalho no interior do estado.

  24. Serão 14 eventos de apresentação da EJA Pró, no próximo dia 29 em Barretira, 30 de outubro em Ibotirama, 4 de novembro em Feira de Santana, 5 de novembro Ilhéus. Alagoinhas, Vitória da Conquista e outras cidades pólo também receberam o evento de lançamento.