Política

AGERBA INTERDITA PONTE MAR GRANDE E LEUR DIZ QUE VERA CRUZ PODE FALIR

Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/08/2025 às 19:13
Vera Cruz fica ilhada
Foto: Portal da Ilha

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União) criticou o Governo do estado pela decisão de interditar a ponte de Mar Grande, no município de Vera Cruz. Em pronunciamento na Câmara Federal, hoje (20/08), o parlamentar demonstrou indignação com a medida determinada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), tomada sem diálogo com a prefeitura e a comunidade local. Segundo ele, além de revelar falta de planejamento, a decisão agrava ainda mais os problemas enfrentados pela população da Ilha, que já convive há mais de uma década com a promessa não cumprida da construção da ponte Salvador–Itaparica.

“Além de enganar a população com a promessa da ponte Salvador–Itaparica, o Governo ainda prejudica os moradores de Vera Cruz e região ao fechar a ponte de Mar Grande de forma arbitrária e sem apresentar alternativas”, enfatizou. O deputado apresentou a queixa da prefeitura, dos moradores e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que emitiu uma nota contrária à decisão.  Segundo eles, esse fechamento pode causar enormes prejuízos ao comércio, ao transporte alternativo, aos estudantes, trabalhadores e a todos que utilizam diariamente o equipamento.

O parlamentar se solidarizou com a população de Vera Cruz, com o prefeito Igor Pinho e a CDL, que destacou a gravidade da situação. “O transporte marítimo que liga Mar Grande a Salvador é essencial para movimentar a economia e manter a dinâmica do município. Sem essa alternativa, o comércio entra em colapso”, alertou.

No discurso, Lomanto Jr. destacou que se associou ao sentimento do prefeito, reforçando que a medida foi tomada sem respeito, sem diálogo institucional e sem um gerenciamento de crise adequado.

“O mesmo Governo do PT que há mais de 15 anos promete a ponte Salvador–Itaparica, agora, de forma arbitrária, fecha a ponte de Mar Grande, impondo mais dificuldades ao povo da Ilha. É mais uma demonstração de desrespeito de um governo que pouco tem contribuído com a região”, frisou.

ILHA NOTICIAS

Segundo o Portal Ilha Noticias a justificativa da AGERBA para interditar a ponte deu-se diante das rachaduras que tem em sua estrutura e pode desabar com o balçanço da maré. A questão é que não se deu uma alternativa aos moradores de Vera Cruz que estão praticamente ilhados.