Política

PRESIDENTE DA ALBA IVANA BASTOS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PLANO SAFRA

Ivana Bastos participa de lançamento do Plano Safra Bahia 2025/26 e entrega equipamentos a municípios
Tasso Franco ,  Salvador | 23/07/2025 às 23:48
Deputada Ivana Bastos
Foto: Sandra Travassos
 A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputada Ivana Bastos, participou, nesta quarta-feira (23.07), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026. Durante o evento, no Parque de Exposições, em Salvador, também foram entregues máquinas e equipamentos para prefeituras e empreendimentos da agricultura familiar. 

 “O fortalecimento da produção rural é uma das prioridades do governador Jerônimo. Além do Plano Safra estadual e dos equipamentos entregues, assistimos aqui ao lançamento do edital da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR/ Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – Bahiater, que, ao longo de três anos, vai beneficiar 320 agroindústrias ativas com R$ 35 milhões em investimentos”, comentou Ivana, primeira mulher presidente em 190 anos de história da ALBA.

 Ivana afirmou que a ALBA é parceira do governo em todas as ações necessárias ao fortalecimento da agricultura baiana e apreciará e votará com celeridade os projetos que beneficiem a agricultura familiar. Pessoalmente, a deputada entregou diversos equipamentos com essa finalidade a prefeitos de várias cidades que têm parceria com o seu mandato.

 Foram entregues veículos aos prefeitos de Novo Horinte, Rogério Prado; Lençóis, Vanessa Sena; Serra do Ramalho, Lica; Matina, Olga Gentil; Feira da Mata, Valmir Rodrigues; Dom Basílio, Fernando Santos; e Urandi, Warlei Oliveira. A prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, recebeu veículo e kit forrageira. O veículo e o kit de irrigação da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Vazante, em Contendas do Sincorá, foram recebidos pela ex-prefeita Margareth Pina.

 As entregas prosseguiram com três kits forrageira para a o município de Iuiu, recebido pela prefeita Valdinha; dois para o prefeito de Malhada, Gimmy Everton; e kits forrageira para os prefeitos de Ibiassucê, Tadeuzinho; Malhada de Pedras, Beto de Preto Neto; e de Abaira, Dr. Wellington, destinado ao povoado de Engenho. Receberam tratores os prefeitos dos municípios de Caculé, Pedrão; e Ibitiara, Wilson de Bududa. Este último, destinado à Associação Quixaba.

Segurança e Saúde

 Ainda nesta quarta-feira, pela manhã a presidente Ivana Bastos fez entregas nas áreas de Segurança Pública e de Saúde. “Com o apoio do nosso mandato e do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) a cidade de Guanambi recebeu uma viatura para o Núcleo Especial de Atendimento à Mulher – NEAM, na presença do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e do vereador de Guanambi, Paulo Costa (PCdoB)”, ressaltou Ivana. 

 Na Secretaria Estadual de Saúde, Ivana entregou uma ambulância e um veículo de transporte para Tratamento Fora de Domicílio – TFD ao prefeito do município de Caturama, Antônio Leão, com as presenças do secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito, e da secretária de Saúde, Roberta Santana. Os equipamentos foram viabilizados através de emendas dos mandatos da deputada e do secretário.