Política

A MAIOR FALTA DE RESPEITO AOS BAIANOS NO ESTADO É A BR-324 SSA A FEIRA

20 ANOS DE PT no Estado e grandes votações a suas lideranças com pouca contra partida
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/06/2025 às 18:40
A herança da ViaBahia e o tapa buraco do DNIT próximo a entrada de Conceição do Jacuipe
Foto: BJÁ
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A maratona para o São João no interior do estado via BR-324 a famosa e esburacada Salvador a Feira de Santana tem que se ter toda atenção dos motoristas com engarrafamentos enormes, operação tapa-burcados do DNIT, pouquissimos PRFs e assistência zero dos serviços guinchos, ambulâncias e outros uma vez que a concessão da ViaBahia foi extinta e a nova ainda não se efetivou, o que deverá acontecer até o final do ano.

   2. A BR-324 é a maior falta de respeito aos baianos por parte do presidente Lula que obteve uma votação consagradora da Bahia e já deveria ter dado uma solução nesse caos que impera há anos. E quando chega no periodo junino é um caos absoluto, um salve-se quem puder. Paciência. Alias, paciência é o que os baianos mais têm e parecem não cansar dessa submissão. 

   3. Recemente, o Ministério dos Transportes emitiu a seguinte nota sobre obras na cidade de Feira de Santana: -
A população baiana tem mais um motivo para comemorar. Quatro dias após o Ministério dos Transportes reassumir a gestão das BRs 324 e 116 na Bahia, o ministro Renan Filho assinou, nesta segunda-feira (19 maio), a Ordem de Serviço para o início das obras do Contorno de Feira de Santana, na BR-324, o maior entroncamento rodoviário do Nordeste.

   4. Com investimento de R$179,42 milhões, a intervenção, prevista no Novo PAC, está localizada em uma região estratégica, que conecta o litoral baiano ao interior do Nordeste, especialmente às regiões sul do Piauí e do Maranhão.

  5. “Essa BR não corta uma fazenda ou só uma propriedade rural, ela corta uma das maiores cidades do Brasil, sendo uma de suas principais avenidas”, afirmou Renan. “Por isso, ela precisa levar em consideração, além da necessidade dos carros e dos caminhões, também a necessidade das pessoas, dos pedestres, de quem mora em todos os lados”, complementa.

  6. A obra é fundamental para a mobilidade dos 14 mil motoristas que circulam todos os dias pelo entroncamento da BR-324 com a BR-116, um dos principais corredores logísticos do estado. Géssica Bastos, auxiliar administrativa na região, é uma das pessoas que sofre a influência das condições da via para seu deslocamento até o trabalho. Ela relata como a falta de duplicação no principal acesso ao seu bairro dificulta a rotina.

   7. O novo contorno terá 7,2 quilômetros de extensão e incluirá a duplicação do trecho principal, implantação de pistas marginais nos dois sentidos, além da construção de quatro passarelas e três viadutos. Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, é um polo industrial importante e responde por uma parcela importante do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

   8. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, ressalta que o novo contorno viário assume papel estratégico ao facilitar o escoamento da produção, impulsionar a logística regional e fortalecer a integração entre centros comerciais, industriais e rodoviários. “Esta obra é o sonho dessa cidade, é um desejo de décadas. Aqui é o trecho de maior movimento do norte e nordeste do Brasil”, explica.

  9. O comerciante Natalino de Souza está otimista de que as melhorias na infraestrutura da estrada trarão ainda mais visitantes para o seu negócio.

  10. A visita do ministro Renan Filho à região, apenas quatro dias após a saída da concessionária ViaBahia, marca o compromisso da pasta com a infraestrutura da região. Desde que reassumiu a operação das BRs 324 e 116/BA, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já iniciou os trabalhos de recuperação em 646 quilômetros de rodovias.

  11. “Quem é de Feira de Santana sabe o que a ViaBahia causou de transtorno ao povo daqui. Nós vamos assumir a pista e ao invés dos R$40 milhões de reais que eles (ViaBahia) colocaram, nesse ano que o Governo vai administrar, vamos aplicar R$500 milhões de reais na manutenção da BR 324 e da BR 116, enquanto faz uma nova concessão”, destacou o ministro.

  12. Até o fim do ano, quando está previsto um novo leilão de concessão, não haverá cobrança de pedágio. O foco será garantir segurança, trafegabilidade e boas condições de uso para os motoristas. Foram firmados nove contratos emergenciais, no valor total de R$ 273,7 milhões, voltados à manutenção, operação e supervisão dos trechos. As ações incluem a recuperação do asfalto, atendimento médico de urgência, remoção de veículos, além de disponibilização de ambulâncias e guinchos.

   13. Edivelton Moura, caminhoneiro que trafega diariamente pelas rodovias, destaca os impactos da má qualidade da estrada em seu trabalho. Segundo ele, os serviços de melhoria executados pela União vão proporcionar mais segurança para o transporte de cargas.

   14. Paralelamente, está em andamento o processo licitatório dos contratos de manutenção regular, com previsão de investimentos de R$ 477 milhões. As obras, como reconstrução de pontos críticos e manutenção de dispositivos de drenagem, devem começar no segundo semestre.

   15. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acredita que as novas ações de infraestrutura do Governo Federal vão trazer mais dignidade e qualidade de vida para à população. “Nós não podíamos continuar sendo tratados dessa forma. A Bahia merece respeito. Os baianos merecem respeito”, relatou

   16. Momento histórico: Depois de anos de sofrimento com os serviços prestados pela concessionária ViaBahia, a população baiana finalmente já dirige mais aliviada. Outro motorista que passa frequentemente pelas BRs 324 e 116 é Gerson Felipe Júnior. Para o caminhoneiro, as melhorias nas condições das rodovias vão ajudar a reduzir os custos do frete e aumentar a demanda para novos mercados.

   17. Há menos de um mês, o Ministério dos Transportes anunciou o pagamento de R$231 milhões para que a ViaBahia deixasse a administração das BRs 324/116/BA. O montante corresponde à primeira parcela do acordo de R$681 milhões de indenização à concessionária. As demais serão quitadas em junho deste ano e no início de 2026.

   18. O valor pago é um ajuste financeiro como compensação por investimentos não amortizados e bens não depreciados. O acordo foi mediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que encerrou todos os processos administrativos, judiciais e arbitrais atualmente em andamento entre a ViaBahia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

   19. Assumindo mais um importante compromisso com o povo baiano, o ministro Renan Filho autorizou o início das obras de restauração, melhorias e duplicação da rodovia BR-101/BA. As intervenções abrangem o trecho que vai da divisa entre Sergipe e Bahia até a divisa entre Bahia e Espírito Santo, com extensão total de 83,58 quilômetros. O projeto, que será executado pelo Consórcio SVC/TOP/PaviService/EGTC, prevê investimentos de R$293,4 milhões.

  20. O contrato tem validade de 1.460 dias, período durante o qual serão realizadas obras de arte especiais e outras intervenções de infraestrutura. A iniciativa visa ampliar a capacidade da BR-101, melhorar a segurança viária e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

   21.Imagina-se que essas informações do MT sejam pra valer. Hoje, no entanto, passei pelo contrno de Santana indo para Serrinha e não via nada. Nem uma patrol trabalhando.

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  22. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforçou as equipes de atendimento para o período de São João, principalmente nas três unidades que contam com Centro de Tratamento de Queimados (CTQ): o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), e o Hospital do Oeste, em Barreiras. A iniciativa integra o conjunto de ações que o Governo do Estado preparou para a área de saúde, com um investimento de R$ 13,1 milhões.

  23. As equipes foram ampliadas devido ao histórico de internações por queimaduras com fogos de artifício durante as festas juninas. Historicamente, o mês de junho é o que concentra mais ocorrências desse tipo. Ao longo de 2024, já foram registradas 75 internações, sendo 32% somente em junho. Em 2023, este mês concentrou 30% das 69 internações do ano.

  24. No HGE, as equipes já estão mobilizadas para as ocorrências relacionadas ao São João, além das demandas do dia a dia, como conferiu a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que visitou a unidade na tarde desta quarta-feira (18). “Nosso compromisso com a vida e com o cuidado se fortalece ainda mais neste período, em que milhares de baianos e visitantes se reúnem para celebrar o São João. Com esta estrutura, garantimos acesso à saúde, promovemos a prevenção e acolhemos quem precisa”, afirmou a secretária.

  25. Destacando-se no cenário nacional, o CTQ do HGE é um dos mais bem equipados do país. O serviço, que ocupa um andar inteiro do HGE 2, conta com centro cirúrgico próprio, unidade de terapia intensiva (UTI) e leitos de enfermaria adulto e pediátrico. São cerca de 200 profissionais capacitados especificamente para o tratamento de queimaduras.

  26. “Temos no CTQ instalações modernas e profissionais preparados para oferecer assistência completa às pessoas vítimas de queimaduras que precisam ser internadas”, destaca o coordenador do CTQ do HGE, o médico Marcos Barroso. Segundo ele, o centro está pronto para atender casos de acidentes durante o São João, incluindo queimaduras provocadas por fogos. “Possuímos tecnologia avançada e profissionais especializados para garantir um atendimento eficiente e de alta qualidade”, pontua Barroso.

  27. Além do atendimento a queimados, o HGE também é referência para vítimas de explosão de bombas. Em 2024, foram 116 registros dessa ocorrência. Este ano, já são 24 casos. O cirurgião Marius Wert, coordenador do Serviço de Cirurgia de Mão do HGE, alerta para os riscos com esses artefatos. “As bombas devem ser acesas em uma superfície, sem segurá-las com as mãos. Os riscos são grandes e os acidentes muitas vezes deixam sequelas, podendo até causar amputação da mão”, alerta Wert.

  28. Estão na disputa Léo e Marzo, representando a chapa Pepe Mujica: Sementes da Esperança no Campo Popular, apresentam um projeto coletivo, inovador e com forte base militante. Embora sejam rostos ainda novos para parte da base, ambos têm experiências acumuladas na gestão pública, na organização partidária e na assessoria política, além de trajetórias reconhecidas nos espaços acadêmicos. A chapa, no âmbito estadual, apoia a candidatura de Tassio Brito.

  29. Lula Maciel, da chapa PT Novos Tempos, Novos Rumos, foi vereador por três mandatos e ocupou posições estratégicas nos governos da ex-prefeita Moema, como Secretário de Governo e Chefe de Gabinete. No cenário estadual do PED, Lula Maciel declarou apoio à candidatura de Jonas Paulo.
  
  30. Naide Brito, à frente da chapa PT Perto e Forte, traz em seu currículo passagens como vereadora, presidente da Câmara Municipal e dirigente municipal do partido. Foi candidata a vice-prefeita em 2024 pelo partido Republicanos. Com forte inserção no campo institucional, sua candidatura é associada, por parte da militância, à defesa da retomada do protagonismo da ex-prefeita Moema Gramacho no cenário local.

   31. Lula Maciel, da chapa PT Novos Tempos, Novos Rumos, foi vereador por três mandatos e ocupou posições estratégicas nos governos da ex-prefeita Moema, como Secretário de Governo e Chefe de Gabinete. No cenário estadual do PED, Lula Maciel declarou apoio à candidatura de Jonas Paulo.

  32. O PED em Lauro de Freitas é percebido por muitos como mais do que uma simples escolha de direção partidária – trata-se de um momento emblemático que pode abrir caminho para novas práticas, linguagens e formas de organização. O fortalecimento das bases e a renovação de quadros, ainda que discretamente, surgem como apostas promissoras para a reconstrução do PT em Lauro de Freitas nos próximos anos.