Política

Silvio Humberto discute inovações trânsito durante Audiência Pública

Com informações da CMS
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/05/2025 às 19:49
Sylvio Humberto comando encontro
Foto: Reginaldo Ipê
Durante a manhã da quinta-feira (22), foi presidida pelo vereador Silvio Humberto (PSB) uma audiência pública para discutir as inovações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Maio Amarelo. A atividade foi uma convocatória à conscientização no trânsito, que reforçou o papel da instituição e de cada indivíduo na construção de uma cultura de trânsito mais segura e de leis mais eficazes.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, a Bahia é referência em ações e investimentos para um trânsito mais seguro. "Com o apoio do Governo do Estado, firmamos uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), pelo segundo ano, montando uma estrutura para receber os doadores de sangue no Hemóvel. Em 2024, essa ação beneficiou mais de 400 pessoas em doações", declarou.

Pimentel também trouxe à tona as dificuldades enfrentadas no trânsito, desde os números de sinistros até os fatores sociais que contribuem para esse cenário. Ele se aprofundou nos fatores de risco amplamente conhecidos, como a pressa e o uso do celular, ressaltando que a conscientização individual é um pilar para a segurança coletiva. A pauta incluiu a necessidade de aprimorar os conteúdos das autoescolas, reconhecendo seu papel vital na formação de condutores conscientes.

"Este foi um passo relevante para abrir ainda mais o diálogo para o entendimento e construção de políticas que visem a conscientização coletiva e um trânsito mais seguro", disse o vereador Sílvio Humberto. Ademais, ele completou:  "Dentre outras tarefas, saímos daqui entendendo a necessidade de transversalizar o tema do trânsito no currículo escolar, no sentido de educar as futuras gerações desde cedo sobre a responsabilidade no trânsito".

Em sua fala, o presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Trânsito, Danilo Oliveira, chamou atenção para a urgência da regulamentação dos entregadores mototaxistas. "A chocante estatística de que essa categoria lidera o ranking de sinistros no trânsito destaca a urgente necessidade de medidas eficazes para proteger esses profissionais e, por tabela, todos os usuários das vias", enfatizou.

A mesa foi composta por Mag Gramacho, presidente do Conselho Estadual de Trânsito - Cetran-Ba/Saeb; José Wellington Ferreira de Oliveira, presidente do Sindicato das Autoescolas e CFCs da Bahia; Tenente Coronel André Borges, Subcomandante do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv); Miriam Bastos, representando a Superintendência de Trânsito de Salvador; o vereador Randerson Leal (Podemos) e Paulo Vieira, representando o vereador Hélio Ferreira – Presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais.

Em demonstração de engajamento e compromisso com a pauta, estiveram presentes na plenária a deputada Lídice da Mata (PSB), o vice-presidente do PSB Salvador, Zulu Araújo; a vereadora Marta Rodrigues (PT), clínicas de psicologia do trânsito, estudantes e militantes da causa do trânsit