Política

VACINA CONTRA GRIPE NO 5º CENTRO DOS BARRIS DEMORA AO MENOS 2 HORAS

E injustificável tanta demora para uma vacina que pode ser aplicada em 1 minuto
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/05/2024 às 19:08
Serviço desorganizado e sem servidores capacitados
Foto: BJÁ
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Vou fazer a nota na primeira pessoa porque o caso aconteceu comigo e centenas de pessoas que procuraram o 5º Centro de Saúde da Prefeitura (Barris) para serem vacinados contra a gripe. A demora de 2 horas - injustificável para procedimento tão simpes, desde que houvesse organização e funcionários, uma vez que o ato de vacinar en sí não demora 1 minuto, mas só tinha uma sala funcionando - uma vacinadora e uma auxiliar para carimbar a caderneta - entre 12h e 13h15min, e a partir deste momento, mais uma outra sala com uma atendente e uma pessoa que confere a identidade dos pacientes.

  2. Um bate-cabeças desde quando se chega no postos e duas servidoras com humores variados (necessitam de um trenianemento de RP) faz as devidas anotações e encaminha a pessoa pro salão. A partir daí, um outro servidor vai chamando 1 paciente prioritário e em seguida 1 não prioritário. Segue nessa pisada, num marasmo sem fim. Quando se busca informação o servidor diz: - Seu nome deve estar aqui (mostra a papelada) e vai ser chamado, mas, avisei a tudo mundo que ia ser demorado.

   3. Claro, diante de tanta demora, os pacientes se revoltaram e começaram a bater boca com os servidores (veja video na home). Creio, portanto, que o serviço pode ser melhorado. Aliás, diria que necessita ser melhorado.
                                                                                      ****
   4. SAC promove mutirão do TRE neste sábado (4. São sete postos abertos entre capital e interior para atendimento exclusivo de serviços da Justiça Eleitoral: Periperi, em Salvador; além de Eunápolis, Feira I, Jacobina, Ibicoara, Irecê e Santo Antônio de Jesus, no interior do Estado. Estes são os sete postos SAC que vão abrir neste sábado (4), exclusivamente, para o mutirão do TRE. 

   5. O atendimento será de 8h às 17h no SAC Periperi; e de 7h às 14h no Ponto SAC Ibicoara, ambos por ordem de chegada. Nos demais postos do interior, será de 8h às 12h, por agendamento prévio. Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br).

  6. Vale destacar que os postos SAC Camaçari (Boulevard Shopping) e Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia), que já funcionam normalmente em dias de sábado, de 9h às 13h, vão estender o expediente neste sábado (4). O atendimento será de 9h às 18h, sendo esse horário extra destinado exclusivamente ao TRE, por ordem de chegada. O mesmo acontece com o SAC Barra, que oferece serviços da Justiça Eleitoral de maneira espontânea, mas vai funcionar em seu horário habitual, de 9h às 13h.

  7. No mutirão, os principais serviços da Justiça Eleitoral disponíveis são título de eleitor, cadastro biométrico, atualização de dados pessoais, regularização de títulos cancelados, verificação de multas eleitorais e mudança de local de votação, entre outros. É preciso apresentar RG e um comprovante de residência. Homens que completam 19 anos no ano do alistamento também devem apresentar o certificado de quitação militar.

   8. O prazo para regularização da situação eleitoral vai até o dia 8 de maio. Após essa data, o cadastro será fechado em decorrência dos preparativos para as Eleições Municipais, que acontecem em 6 de outubro. Além do mutirão deste sábado (4), vale lembrar que outros postos da Rede SAC em todo o Estado possuem unidades do TRE (lista abaixo).
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
 
  9.  Neste domingo (5), às 8h30, no município de Fátima, o governador Jerônimo Rodrigues vai entregar o novo Colégio em Tempo Integral Professora Ana Mirena da Silva e uma unidade conjugada de Segurança Pública, que reúne uma delegacia da Polícia Civil e um Pelotão da Polícia Militar. O município também vai receber uma Unidade Básica de Saúde da Família, um ônibus escolar e a pavimentação do acesso à nova escola.
 
  10. Na próxima terça-feira (07), a Ministério da Igualdade Racial chega a Salvador para a entrega de kits de equipagem para a promoção da igualdade racial no estado da Bahia. A ação será realizada no Memorial da Escola de Medicina, no Terreiro de Jesus, Pelourinho e contemplará os municípios de Iraquara, Seabra, Salvador, Jequié, Dias d’Ávila, Santa Barbara, São Gabriel, Riacho Santana, que receberá cada um, kit contendo bebedouro, televisão, refrigerador e veículo. 

  11. A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco participará da solenidade e de um encontro com os gestores e gestoras de igualdade do estado e representantes da sociedade civil. 

  12. Os caminhos para o fortalecimento do protagonismo estudantil estão entre os assuntos discutidos no Encontro de Grêmios Escolares e Entidades Estudantis da Bahia, que esta acontecendo, nesta sexta-feira (3), no Hotel Fiesta em Salvador, onde estão reunidos mais de 100 representantes dos estudantes secundaristas, do ensino técnico e universitários dos 27 territórios de identidade baianos.

  13. Na pauta, estão sendo abordados programas, projetos e políticas de assistência estudantil desenvolvidos pelo Governo do Estado e são voltados para a juventude. Entre eles estão os investimentos na área da Educação; as estratégias para fortalecer os grêmios da Bahia; e as ações que visem estreitar o espaço de diálogo com o movimento estudantil.

  14. A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, destaca que o encontro reflete o compromisso do governo com a democracia e o empoderamento dos jovens. “Este é um espaço de formação continuada para os estudantes conhecerem a estrutura da secretaria, seus projetos, programas e estratégias na melhoria da infraestrutura e da gestão pedagógica. É muito importante que os estudantes organizem os grêmios e que eles sejam um instrumento de apoio à gestão na transformação da Educação na Bahia”.

  15. O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), comemorou a sanção da lei n.14.683, de sua autoria, que concede ao município de Morro do Chapéu o título de “Capital do Vinho da Chapada Diamantina”. A lei foi aprovada em dezembro do ano passado, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia e hoje (03/05) foi divulgada a sua validação pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

   16. “A lei que torna Morro do Chapéu a Capital do Vinho da Chapada vai alcançar o seu objetivo de valorizar a produção do vinho na cidade, onde já existem várias vinícolas e outras estão sendo instaladas. Estamos felizes com a sanção dessa lei em favor da cidade, fortalecendo essa terra, que abriga belezas naturais marcantes e muito potencial de crescimento econômico. 

  17. Acreditamos em novas perspectivas de mais desenvolvimento para a cidade e a região, que vem se destacando com a produção de vinhos, de qualidade, tornando o enoturismo uma realidade local, que vai gerar cada vez mais oportunidades de emprego e renda para a população”, afirmou.

   18. Os serviços de atualização e inscrição online do Cadastro Único (CadÚnico) em Salvador ficarão indisponíveis entre este sábado (4) e terça-feira (7), por determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A suspensão se dá para integração entre Cadastro Único e Sistema Presença do MEC.

  19. A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) da Prefeitura de Salvador, contudo, informa que os beneficiários agendados que comparecerem nos postos de atendimento do CadÚnico no período serão atendidos mediante preenchimento de caderno manual. A previsão é de que no dia 8 (quarta-feira) os atendimentos online sejam retomados.

  20. “Trata-se de uma atividade programada pelo Governo Federal e, por isso, não poderemos realizar atualização ou inscrição online durante esses dias, mas aqueles que estiverem com agendamento programado e se dirigirem à sede, não ficarão sem atendimento. Nossos técnicos farão através do preenchimento do caderno manual”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.