Política

MP RECOMENDA RETIRAR ESTÁTUA DANIEL ALVES DA VIA PÚBLICA EM JUAZEIRO

Neste sábado (27/04), acontecerá o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país e o Shopping Bela Vista será, mais uma vez, ponto de vacinação para a população. A
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/04/2024 às 19:36
Daniel Alves virou "persona non grata"
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      MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Ministério Público estadual recomendou na última terça-feira, dia 23, ao Município de Juazeiro a retirada da estátua de Daniel Alves localizada na Rua Aprígio Duarte, no centro da cidade, em razão da legislação proibir homenagem a pessoas vivas feita com bem público.  A recomendação decorre de um procedimento instaurado pela promotora de Justiça Daniela Baqueiro para apurar denúncia recebida pelo MP no dia 25 de março deste ano.

  2. “A administração municipal encaminhou ao MP cópia do processo Administrativo nº 295/2019, do Pregão nº 137/2019 e os processos de pagamento referentes à aquisição da estátua de Daniel Alves, que atestam que se trata de bem público adquirido com recursos públicos, sendo que não é permitido homenagear pessoa viva com bem público”, explicou a promotora. 

  3. De acordo com a Lei Orgânica de Juazeiro, compete ao Município prover sobre denominação, numeração e emplacamento de logradouros públicos, sendo vedada a utilização de nome, sobrenome, ou cognome de pessoas vivas. Da mesma forma, a Constituição Estadual da Bahia, em seu artigo 21, e a Lei Federal no 6.454/1977 vedam a atribuição de nome de pessoa viva a bem público de qualquer natureza. 

   4. No documento, o MP fixou o prazo de 30 dias para o Município justificar o cumprimento da recomendação e encaminhar a comprovação necessária da regularização da situação.
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  5. Desde o anúncio em 21 de março da vinda da cantora Madonna para o show de celebração dos 40 anos de carreira com a turnê The Celebration Tour, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o público brasileiro começou com a movimentação, fãs buscando passagens, hotéis e lugares para prestigiar o espetáculo, que tem a expectativa de ser o maior show da carreira da diva pop. 

  6. Estimativas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico em parceria com a Secretaria de Turismo, apontam para uma arrecadação de R$ 293 milhões para a cidade, considerando os custos dos fãs com alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea. As marcas do Grupo Impettus, holding de bares e restaurantes com mais de 100 unidades, promovem ações promocionais durante o evento,

  7. O governador Jerônimo Rodrigues vai cumprir agenda em Irecê, nesta sexta-feira (26), onde inaugura, às 8h, o semi-anel rodoviário do município, na Avenida Contorno, e, também, a revitalização da Praça Royal, no Ginásio de Esportes. 

   8. Jerônimo ainda participa da inauguração do Centro de Referência Multidisciplinar da Educação Inclusiva de Irecê (Cermult) e da Escola Municipal Marcionílio Rosa. Encerrando a agenda, o governador prestigia a 23ª edição da Exposição Agropecuária de Irecê (Expoagri), onde vai conhecer os pavilhões de máquinas e equipamentos, comercial e da agricultura familiar.

  9. Neste sábado (27/04), acontecerá o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país e o Shopping Bela Vista será, mais uma vez, ponto de vacinação para a população. A vacina contra a Influenza é destinada aos grupos prioritários, como gestantes, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, além de crianças com idade a partir de 12 anos, entre outros. 

   10. A campanha será realizada das 9h às 16h, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio, no posto fixo de vacinação - localizado no piso L1 Norte do empreendimento.

  11. Para receber a dose, deve-se apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Crianças menores de 12 anos serão encaminhadas para a unidade de saúde para a aplicação da vacina. Além disso, os menores de idade devem estar acompanhados com os pais.

  12. DOCUMENTAÇÃO PARA GRUPOS PRIORITÁRIOS - INFLUENZA: Crianças 6 meses a menores de 6 anos;
Grupos Prioritários: trabalhador da saúde/ Professores do ensino básico e superior/ Profissionais das forças de segurança e salvamento/ Profissionais das Forças Armadas/ Caminhoneiros/ Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso/ Trabalhadores portuários: necessária apresentação de documento que comprove o exercício efetivo da profissão/função (exemplo: contracheque; contrato do serviço, carteira de trabalho, declaração emitida pelo empregador);

  13. Gestantes: para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação a informação sobre seu estado de gravidez;

   14.  Puérperas: serão consideradas aquelas no período até 45 dias após o parto. Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros;

   15.   Idosos com 60 anos ou mais de idade: deverão receber a vacina influenza mediante apresentação de documento que comprove a idade;

   16. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais elencadas pelo Ministério da Saúde: deverão comprovar a comorbidade através de relatório médico ou prescrição médica ou resultado de exames;

  17. Pessoas com deficiência permanente: serão considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; os indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; 

   18. O indivíduo com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; O indivíduo com alguma deficiência intelectual permanente que limite suas atividades habituais, tais como trabalhar, ir à escola, brincar etc.
Para o Grupo Prioritário – Pessoas com deficiência permanente: no ato da vacinação, considerar deficiência autodeclarada.

  19. A jornalista e consultora de moda Glória Kalil foi a estrela do evento de lançamento da Campanha Outono/Inverno 2024 do Shopping Barra, na noite desta quarta-feira, 24, no restaurante Tokai, no Barra Gourmet. Com a presença de quase 200 convidados, entre jornalistas, lojistas, influencers e especialistas do segmento, o talk de moda abordou as novas tendências, estilos de vida, moda confortável, sob a mediação da jornalista Gabriela Cruz.

  20. No bate-papo, Glória Kalil, que distribuiu simpatia e elegância, fez questão de abordar estilo e o comportamento na moda. “Na moda, as pessoas devem equilibrar o estilo pessoal à adequação ao dress code. Moda é a oferta para cada estação, enquanto o estilo é escolha, de acordo com o que mais combina com a sua personalidade”, afirmou.

   21. Dentre algumas das referências que vão diversificar as escolhas para o Inverno 2024, estão grafismos, glamour antigo, cardigãs, pérolas e perfume retrô. Também estão na paleta de cores da nova estação o vermelho e o tom tomato cream.

  22.  “O Barra tem em seu DNA a relação com a moda, com ações em Salvador que fomentam o surgimento de novos talentos e inovações no mundo fashion. Uma história construída com grande incentivo e valorização da cadeia produtiva do setor. Assim, assumimos sempre este compromisso de impulsionar a indústria da moda na Bahia”, afirma Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra.

   23. A Associação Brasileira de Agências de Publicidade - Capítulo Bahia (ABAP-BA) está em preparação para celebrar 45 anos. A festa está marcada para o mês de maio e será realizada em um renomado restaurante de Salvador, reunindo convidados especiais. 

  24. Sob a liderança do presidente da ABAP-BA, Americo Neto, a festa promete ser uma ocasião repleta de homenagens e momentos marcantes. "Durante a festa, teremos o privilégio de homenagear os 100 anos da Rádio Sociedade, uma instituição que desempenha um papel fundamental em nosso estado", destaca Americo Neto. 

  25. Além de revisitar os 45 anos de história dedicados à publicidade na Bahia, a celebração tem como objetivo destacar a contribuição de todos aqueles que passaram pela ABAP-BA e deixaram sua marca. "Nossa associação é uma das mais ativas do Brasil, graças ao empenho das grandes agências associadas, que trabalham em prol do desenvolvimento da publicidade não apenas em nosso estado, mas para o Brasil e já ocupando outros países no mundo. Estou imensamente orgulhoso de nossas realizações até o momento", complementa.