Política

GOOGLE PROIBE IMPULSIONAR CONTEÚDO POLITICO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Rodoviários vão atrasar saidas dos ônibus das garagens, em Salvador, nesta quinta, 25
Tasso Franco ,  Salvador | 24/04/2024 às 19:22
Google
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. Faltando menos de um mês para o início das campanhas eleitorais e diante de novas regras do TSE, o Google anunciou  a proibição da veiculação de anúncios políticos durante o período eleitoral. O Google vai proibir, a partir de maio deste ano, o impulsionamento de conteúdos políticos em todas as suas plataformas. A big tech vai atualizar a política que vigora atualmente no Google Ads, que é a interface de compra e venda de anúncios. 

   2. A mudança foi promovida para atender as exigências de uma resolução publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano.

   3. As alterações vetam o impulsionamento de qualquer tipo de anúncio que fale sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral. A decisão do Google foi revelada pelo site Poder360 e confirmada pelo Estadão.

   4. A resolução nº 23.732 do TSE determina que os provedores de propagandas pagas na internet deverão “manter repositório desses anúncios para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência”

   5. O TSE também exige das empresas disponibilizem uma “ferramenta de consulta, acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório”.

  6. Entre as exigências, que devem ser colocadas em vigor em até 60 dias, estão a disponibilidade de repositórios de anúncios para acompanhamento em tempo real de conteúdo, além de uma ferramenta de consulta que permita realizar busca avançada de dados nesse repositório a partir de palavras-chave e nome dos anunciantes, por exemplo.
                                                                                      *****

   7.  MP/BA recomenda à Seap que adote medidas para garantir os direitos da população carcerária LGBT+
O Ministério Público estadual recomendou à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização Sustentável (Seap) que adote medidas para garantir os direitos da população lésbica, gay, bissexual, transexual, travesti ou intersexo no sistema prisional. 

   8. No documento, encaminhado à Seap na sexta-feira (19), os promotores de Justiça Edmundo Reis, Márcia Teixeira e Andréa Ariadna Correia recomendam que a Seap atue junto à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) para proceder a adequação dos formulários, registros e sistemas relacionados ao Sistema de Administração Penitenciária (Siapen), com a inclusão dos campos “orientação sexual” e “identidade de gênero”. 

  9. Também foi recomendado à Seap que, na garantia do direito à saúde da população lésbica, gay, bissexual, transexual, travesti ou intersexo custodiada, acusada, ré, condenada, privada de liberdade, em cumprimento de alternativas penais ou monitorada eletronicamente, seja adotado o Manual de atendimento ambulatorial e cirúrgico na diversidade sexual. 

  10. Além disso, que sejam realizadas campanhas de saúde para identificação e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis no interior do cárcere, com base na Resolução nº 348/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

  11. Para a elaboração do documento, os promotores de Justiça consideraram normas e dispositivos legais e lembraram que, de acordo com a Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, e, “portanto, as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais merecem ser tratadas com igual dignidade, respeito e proteção”.

  12. O projeto Pretitude em Foco, de Feira de Santana, é o vencedor da categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Prêmio Educador Transformador, cuja final foi realizada nesta quarta-feira (24), em São Paulo. O projeto tem como objetivo elevar a autoestima de estudantes negros periféricos do Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, por meio de um ensaio fotográfico cuja temática é a luta contra o racismo através da valorização da beleza de pessoas negras.

  13. A gestora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, Ana Luci des Graviers, acompanhou o professor João Luiz Pereira da Costa Ferreira, idealizador e responsável pelo Pretitude em Foco. 

  14. “A categoria do EJA é extremamente importante, porque são adultos que já vivem a sua vida profissional e voltam a estudar, para finalizar o ensino fundamental. E esse projeto fortalece a educação como um todo, fortalece a identidade preta e a autoestima do aluno”, avalia.

  15. Em solenidade que será realizada, às 8h desta quinta-feira (25), no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, em Lauro de Freitas, o governador Jerônimo Rodrigues vai autorizar a ampliação do Programa Corra pro Abraço para mais quatro municípios baianos: Lauro de Freitas, Juazeiro, Barreiras e Porto Seguro. 

  16. A ampliação ocorrerá por meio de chamada pública, através de parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

   17. O programa desenvolvido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) tem como objetivo a redução de danos voltada para populações em situação de vulnerabilidade, sendo considerado referência nacional no âmbito do cuidado, da garantia de direitos e no debate acerca das políticas sobre drogas.
                                                                    *****

  18. Por descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, rodoviários atrasarão a saída dos veículos da garagem da empresa OT Trans, nesta quinta-feira (25)

  19. A direção do Sindicato dos Rodoviários da Bahia informa que amanhã, 25/04/24, parte da frota regular de coletivos urbano da concessionária Ótima Transporte sairá da garagem com atrasos devido a uma assembleia dos trabalhadores com o objetivo de debater os contínuos descumprimentos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por parte da concessionária.

  20. Situações de assédio moral e o descumprimento da CCT pela empresa tem deixado os trabalhadores em más condições dentro da empresa.

   21. A direção do Sindicato se reunirá durante a madrugada de quinta-feira (25) para definir as garagens afetadas e o horário de encerramento da assembleia. Com a alteração do horário de saída dos coletivos da bacia, parte da frota regular do sistema urbano ficará comprometida, implicando em atrasos dos ônibus em algumas linhas do eixo central da cidade.

  22. Por respeito a população, seguimos comprometidos em informar com previsibilidade os soteropolitanos sobre ações que impactarão diretamente no funcionamento da cidade.