Política

ITAMARAY É CRITICADO POR NÃO CONDENAR ATAQUES DO IRÃ CONTRA ISRAEL

A politica externa do Brasil tem sido muito criticada
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/04/2024 às 18:44
Lula e seu assessor especial Celso Amorim
Foto: Rodrigo Pozebom, Ag Brasil
 MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Autoridades criticaram o Itamaraty por não condenar os ataques feitos pelo Irã à Israel na noite deste sábado (13), quando mais de 200 drones e mísseis foram lançados no país e um navio de contêineres ligado a um empresário israelense foi capturado pela Guarda Revolucionária iraniana.

2. Neste domingo (14), Daniel Zonshine, embaixador de Israel no Brasil, disse em entrevista à CNN que está desapontado com o governo brasileiro. "Eu procurei, mas não achei um tipo de condenação, infelizmente", disse ele. "Acho que quando há este tipo de ataque e o Brasil aceita isso, ou pelo menos não condena, fiquei muito desapontado que isso não aconteceu. Espero que não vamos ter que continuar com este tipo de mensagens", complementou.

3. Na rede socia X (ex-Twitter), políticos de oposição também criticaram o posicionamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como foi o caso do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). "O Brasil não condenou o Irã pelos ataques. E no fundo do poço tinha um alçapão!", disse na postagem.

4. Roberto Freire, ex-presidente do Cidadania que liderou o partido por mais de 30 anos, manifestou indignação em suas redes sociais sobre os termos que o Itamaraty utilizou na nota para se referir ao ataque de Irã contra Israel.

5. "O trecho '…envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel…' é solerte e pusilânime. É nestes termos que o Itamaraty se refere ao massivo ataque com centenas de drones e misseis balísticos como se o ato de guerra de agressão ocorrido fosse um protocolar envio de uma carta pela caixa do correio da esquina. Este é o nosso retrato, um Brasil sem rumo, sem prumo e de triste figura", escreveu ele.

6. Os críticos lembraram, ainda, o posicionamento do Itamaraty em relação aos ataques feitos contra o Irã no último dia 1º, ao Consulado Iraniano em Damasco. Diferentemente do posicionamento firmado no sábado (13), o governo Lula publicou uma nota mais contundente, condenando a investida.

7. "O governo brasileiro condena o ataque aéreo, em 1º de abril, contra o consulado da República Islâmica do Irã em Damasco, na Síria, que provocou mortes e ferimentos entre funcionários diplomáticos e consulares", disse a nota na ocasião.

8. Nota do Itamaraty sobre conflito entre Israel e Irã: Antes da publicação do posicionamento oficial do Ministério de Relações Exteriores, no sábado (13), o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, também deu uma declaração à CNN na qual não se posicionou contra o Irã: "É uma situação preocupante, que o Brasil está acompanhando com atenção", disse ele.

9. Confira a íntegra da nota do Ministério de Relações Exteriores: O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

10. Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

11. O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

12. Em vista dos últimos acontecimentos no Oriente Médio, o Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

13. O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado. Comunicação Governamental
                                                                                  ****

14. Realizada de forma inédita pelo Governo da Bahia, a pré-micareta de Feira de Santana contou com muita diversão e reforço na segurança. Os distritos de Humildes e São José receberam neste final de semana (13 e 14 de abril), atrações locais e conhecidas pelo público, como as bandas Psirico e Parangolé. Cerca de cem policiais militares garantiram uma folia de paz em cada dia da festa, sem ocorrências registradas. 

15. A foliã Jucigil de Jesus Lima veio do centro de Feira de Santana com a família para curtir a festa no interior e aprovou a estrutura e segurança. “Eu tinha que marcar presença e prestigiar a minha banda preferida: Parangolé. Chegando aqui me deparo com uma segurança excelente. Está tudo perfeito. Uma festa de paz e para todas as idades”, contou. 

16. Policiais militares, civis, penais, da Polícia Técnica,além de bombeiros militares e
todo aparato tecnológico da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foram essenciais para garantir a tranquilidade dos foliões. 

17. A Polícia Militar montou um esquema especial com cem profissionais de quatro Companhias Independentes do município, uma Companhia de Policiamento Tático (Rondesp) e Especializado (Cipe/Leste), Esquadrão de Motociclistas Asa Branca, polícia montada e o Batalhão de Choque. 

18. De acordo com o Major da Polícia Militar Dennis Anderson, comandante da 67ª Companhia Independente, ainda fizeram parte da estrutura da festa “seis postos elevados, dois portais de abordagem no acesso ao circuito, seis câmeras divididas para reconhecimento facial e monitoramento, que tem como objetivo facilitar a identificação de presos e ocorrências durante a folia. O efetivo ainda estava equipado com 30 rádios tetra. Tudo isso para garantir um excelente evento”, afirmou. 

19. Com o objetivo de prestar Atendimento Educacional Especializado e ampliar as ações da Educação Especial Inclusiva na rede de Educação Básica, o Governo do Estado instituiu dez Centros de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), mediante portaria publicada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Diário Oficial deste sábado (13). 

20. Os Capes serão implementados nas áreas de abrangência dos Núcleos Territoriais da Educação de Irecê, Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Seabra, Valença, Amagosa, Juazeiro, Itaberaba, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim.

21. Serão atendidos pelo Cape os estudantes com deficiência com vistas à complementação e/ou suplementação, dando suporte ao seu percurso formativo e à sua autonomia para a vida diária.

22. De acordo com a publicação, o Cape terá como princípio, a colaboração no processo de qualificação educacional, com vista a fortalecer o fazer pedagógico dos estudantes na rotina das unidades escolares, ofertando serviços de itinerância e formação dos professores dos estudantes integrantes da educação especial.

23. A portaria também estabelece que a direção do Cape deverá seguir critérios estabelecidos no artigo 18 da Lei no 8.261, de 29 de maio de 2002, também serão exigidos qualificação em Educação Especial e experiência comprovada na área de educação para pessoas com deficiência.

24. O governador Jerônimo Rodrigues lança, nesta segunda-feira (15), às 15h30, no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no Imbuí, mais duas licitações do programa Construir para Educar, o maior investimento em infraestrutura de educação da história da Bahia. Serão cerca de R$ 142 milhões revertidos para renovar os prédios e equipamentos de 11 colégios estaduais em diversos bairros de Salvador. 

25. As obras ficarão a cargo da Conder e serão licitadas em 2 lotes, enquanto os equipamentos das unidades escolares serão fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação. A reforma dos colégios compreende a requalificação total das estruturas existentes e instalação - conforme o espaço disponível - de novos equipamentos, como refeitório estudantil, teatro, vestiário, entre outros.