Política

OS TRÊS SENADORES BAIANOS DEVEM CONTINUAR SENADORES E NÃO MINISTROS

A Bahia ficou sem prestígio com Lula nesse segmento da polúitica
Tasso Franco , Salvador | 25/12/2022 às 19:50
Angelo Coronel, Jaques Wagner e Otto Alencar
Foto:
  Ao que tudo indica os três senadores baianos - Angelo Coronel, Otto Alencar e Jaques Wagner - dois do PSD e um do PT não terão espaços ou cargos na equipe do presidente eleito, Lula da Silva, governo que começa dia 1 de janeiro de 2023. A imprensa do sul do país chegou a apontar Jaques Wagner como provável ministro da Defesa, depois colocou-o no Ministério das Relações Exteriores, porém Lula nunca falou nada.

  Já o senador Otto Alencar chegou a ser apontado como ministro da Saúde, porém Lula também não comentou nada e nomeou a presidente da Fiocruz. E Angelo Coronel, que esteve distante da campanha Jerônimo, nunca foi citado para coisa alguma. Então, pelo andar da carrugagem, Lula completará a sua equipe na próxima semana, os três senadores baianos vão seguir no Senado. 

  A conversa no meio político dá conta de que Lula prefere-os no Senado pois deseja uma base forte na Casa legislativa alta. Mas, esse argumento não se sustenta na prática uma vez que Lula já indicou vários senadores eleitos para ministros como Flávio Dino, Camilo Santana e Wellington Dias e comenta-se que anunciar o senador eleito por Alagoas, Renan Calheiros Filhos, para o Ministério do Transporte.

  Pelo exposto, deduz-se que os senadores baianos, na real, estão desprestigiados por Lula.