Política

EX-DEPUTADO FEDERAL CELSO DOURADO RECEBE COMENDA 2 DE JULHO

A entrega da Comenda acontecerá nesta quinta-feira (11)
Ascom Jacó , Salvador | 09/08/2022 às 12:48
Celso Dourado com o deputado Jacó e o presidente da Alba, Adolfo Menezes
Foto: Divulgação

O ex-deputado federal Celso Loula Dourado recebe nesta quinta-feira (11), às 10h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho. A iniciativa é do deputado estadual Jacó (PT), que destaca na proposta a sua forte e efetiva militância política, na capital da Bahia, participando de diversos comitês e agremiações destinadas à defesa da redemocratização do nosso país nos anos 1960 e 1970. 

A sessão especial de outorga da comenda vai relembrar a trajetória do homem de 90 anos completos em 2022, engajado na luta pela anistia dos exilados, que abrigava em sua casa com frequência perseguidos políticos posteriormente dados como mortos ou desaparecidos pela ditadura, diz o deputado Jacó. Professor, agricultor e reverendo, eleito deputado federal pela Bahia em 1986, Celso Dourado participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1987. 

O percurso de Celso Dourado, sempre ligado à educação e fé cristã, vai da região de Irecê, onde nasceu, a São Paulo e Salvador. Na direção do Colégio 2 de Julho, exerceu um papel importante na transição do país para o regime democrático. Durante o regime militar, abriu as portas dessa instituição para a realização das comemorações do 1º de maio, Dia do Trabalhador e do Congresso Nacional da Anistia em 79, no qual discursou, entre outros, o comunista Luis Carlos Prestes.