Política

PREFEITURA DE SALVADOR ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO PARA O ENEM

Está sendo realizada mais uma edição do projeto Campo Atletas do Futuro, que tem a proposta de fomentar a prática esportiva em futebol para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social,
Tasso Franco , Paris | 05/07/2022 às 15:13
Preparatório gratuito para o Enem
Foto: Bruno Concha
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Está sendo realizada, nesta semana, mais uma edição do projeto Campo Atletas do Futuro, que tem a proposta de fomentar a prática esportiva em futebol para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de executar atividades que contribuem para a formação cidadã. Apoiada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), a atividade acontece nesta terça-feira (5), até as 17h, no campo do Arvoredo, em Tancredo Neves.

2. O projeto está sendo levado para sete bairros de Salvador e a expectativa é de 1,2 mil jovens sejam beneficiados com o projeto. Até o último dia da edição 2022, prevista para acontecer no sábado (9), crianças e adolescentes entre sete e 15 anos, assistidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), estudantes da rede municipal ou estadual de ensino, ou oriundos de projetos sociais esportivos de comunidades de Salvador, participarão das atividades programadas. 

3. O primeiro dia da edição 2022 aconteceu nesta segunda (4), no campo da Pronaica, em Cajazeiras X. As aulas foram ministradas pelo auxiliar técnico das categorias de base Sub-17 e Sub-19 do clube MSV Duisburg, na Bundesliga alemã, Damir Salkovic, e do brasileiro, atuante também em clubes alemães, Jeremias Lopes dos Santos.

4. Assistida pelo Cras de Cajazeiras, Sônia Maria de Jesus, 41 anos, estava acompanhando o filho Ítalo Gessy, de 14 anos. A dona de casa enxerga o projeto como um grande contribuinte para o desenvolvimento social de jovens.

5. “São poucas as oportunidades que os jovens de hoje em dia possuem. Essa iniciativa é uma grande oportunidade, também, de interação com outras pessoas. Tudo aqui está bastante organizado”.

6. om um sonho de ser jogador de futebol profissional, Ítalo Gessy disse que o projeto Camp Atletas do Futuro é uma grande oportunidade para todos aqueles que sonham em seguir profissionalmente o esporte. 

7. “Vejo muitos jovens que não têm oportunidades indo para outro caminho, e não é isso que eu quero. Através do futebol, eu quero mudar a vida de minha maior incentivadora: a minha mãe”, disse. Durante as atividades, são desenvolvidos treinos de fundamento básico, técnico, estratégico e tático. Além disso, os participantes recebem meias, calções, camisas, lanches e água.

8. Para a diretora de Proteção Social Básica da Sempre, Emanuele Rodovalho, o Camp Atletas do Futuro agrega o esporte ao social, além de promover a inclusão social de crianças e adolescentes e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares. “Neste primeiro dia estamos no território de Cajazeiras e, ao longo desta semana, estaremos em outros territórios para, também, gerar oportunidades esportivas”, ressaltou.

9. Na quarta-feira (6), o projeto visitará o Campo dos Ex-Combatentes, em Itapuã; na quinta-feira (7), o campo de São Marcos, no bairro que leva o nome do campo, receberá o projeto. Na sexta-feira (8), o Camp Atletas do Futuro chega ao Campo da Terezinha, no Alto da Terezinha.
                                                                                                      *****
10. Nesta quarta-feira (6), a população de Ibitiara e região será beneficiada com o início de uma série de intervenções no município. O Estado vai autorizar a pavimentação da BA-245, além da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de um sistema simplificado de abastecimento de água e de uma quadra poliesportiva. A assinatura das ordens de serviço para as obras será às 9h e contará com a presença do governador Rui Costa.

11. Na ocasião será entregue oficialmente o Sistema de Abastecimento de Água da localidade de Itibiraba, situada a 9 quilômetros da sede. Também será instalado o Programa Conecta Bahia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), nas praças da Bandeira e Nova (Mercadão). O programa visa promover a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação através de serviços públicos de provimento de internet sem fio.

12. O Avião Solidário da LATAM continua atuando em seu propósito de levar mais doses da vacina contra a covid-19. Até o momento, transportamos gratuitamente mais de 250 milhões para todos os cantos do Brasil.

13. Desde janeiro de 2021, somos protagonistas no transporte aéreo de imunizantes no país, sendo responsáveis por 65% das doses de vacina transportadas por todo o Brasil. Mais uma iniciativa de sustentabilidade que reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando lado a lado com cada um dos brasileiros.

14.  Está confirmada a participação do Grupo Petrópolis na 11ª Feira e Convenção de Supermercados, Atacados, Distribuidores e Padarias – SuperBahia 2022, cujo tema é “Conheça o Varejo do Futuro”, em que serão focados temas como tecnologia e inovação no varejo supermercadista. A SuperBahia ocorre de 12 a 14 de julho, no Centro de Convenções da Bahia. A companhia estará no evento apresentando muitas novidades do seu portfólio. Uma delas é o lançamento de um novo produto da família TNT Energy Drink, o Focus Pink Lemonade. 

15. As recém-lançadas cervejas Cabaré Puro Malte e Itaipava 100% Malte (que teve festa de lançamento na capital baiana) também marcam presença durante o evento, além do portfólio completo de bebidas da empresa.

16. A expectativa é que a feira atraia mais de 12 mil visitantes, entre supermercadistas, fornecedores, autoridades e convidados, no que é considerado o maior evento de supermercados do Norte e Nordeste brasileiro. Os expositores estarão distribuídos em uma área total de 4.216 m². A expectativa é gerar R$ 300 milhões em negócios, um aumento de 13,2% em relação à última edição.

17. Estão abertas as inscrições para o IngreSSar, curso gratuito e preparatório intensivo da Prefeitura para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A atividade é oferecida através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e vai contemplar mil estudantes nesta edição. Ao todo serão 320 horas de aula ministradas por professores renomados.

18. As inscrições seguem até às 23h59 do próximo dia 17 através do site ingressar. salvador. ba. gov. br, onde o candidato irá preencher as informações, anexar os documentos solicitados e confirmar a inscrição. Os alunos classificados iniciarão as aulas no dia 1º de agosto, em entidades parceiras da iniciativa.

19. Poderão se cadastrar no IngreSSar jovens entre 16 e 29 anos que estejam matriculados ou sejam egressos das seguintes situações: 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; bolsista integral em escola particular no ensino médio; ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) equivalente ao 3° ano. É preciso ainda estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e residir em Salvador.

20. Acesso ao ensino superior – A proposta do projeto é auxiliar os jovens na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, facilitando o acesso do público ao ensino superior. O curso preparatório também inclui revisão e dicas sobre o processo seletivo para o exame.

21. “O Ingressar surge a partir da vontade da Prefeitura de criar condições equânimes de acesso às universidades para jovens em situação de vulnerabilidade em Salvador. É uma iniciativa importante que visa colocar os nossos jovens em pé de igualdade para prestar o Enem e demais vestibulares”, declara a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

22. Em 2018, quando o programa foi lançado, foram ofertadas 400 vagas em cursinhos preparatórios. Em 2019 a oferta de vagas dobrou, sendo disponibilizadas 800 vagas no IngreSSar. Em 2020, por força da pandemia de Covid-19, o curso preparatório não foi realizado. Já em 2021 o IngreSSar foi realizado no formato de videoaulas, em TV aberta, com aulão de revisão ao final da iniciativa.  

23. No sábado (9), último dia da edição 2022, o projeto será realizado no período da manhã, no campo da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi; e durante a tarde o destino será o Campo da Praça do Sol, também em Periperi. As aulas são realizadas das 8h às 12h, e das 13h às 17h.