Briga na eleição do IGHB com impugnação de chapa
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
08/12/2021 às 19:58
Vacinação em Feira de Santana segue firme
Foto: Secom
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 608 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 510 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (8) também registra 6 óbitos. Dos 1.264.224 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.233.888 já são considerados recuperados, 2.971 encontram-se ativos e 27.365 tiveram óbito confirmado.
2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.650.396 casos descartados e 258.683 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.615 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
3. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os 417 municípios baianos fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado pelos municípios que enviaram os dados, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.
4. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.
5. Até o dia 21 de novembro, quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
*****
6. A soma de alívio com a promulgação parcial da promulgação parcial da PEC dos Precatórios e otimismo com o noticiário envolvendo a variante ômicron do coronavírus acabou se refletindo em um dia de forte retirada de prêmio de risco no mercado de câmbio doméstico. A poucas horas da decisão do Copom, o bom humor acabou inclusive ofuscando uma queda surpresa do varejo em outubro, que reforça temores sobre o ritmo de atividade 2022.
7. (FEIRA): Nesta quinta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19 nas unidades de saúde. Confira os grupos e locais de vacinação:
8. PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS (NASCIDOS ATÉ 9 DE DEZEMBRO DE 2003) A vacinação para esse público pode ser realizada na Unidade de Saúde da Família, Parque Ipê I, II e III, vinculada ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.
9. PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES ENTRE 12 E 17 ANOS Adolescentes entre 12 e 17 anos podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos distritos, nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.
10. Também haverá imunização para esse público nas Unidades de Saúde da Família, Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Rua Nova II, III e Barroquinha, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, das 8h às 16h.
11. O adolescente tem que ter 12 anos completos, não sendo possível vacinar quem ainda não completou a idade recomendada pelo Ministério da Saúde.
12. SEGUNDA DOSE DA PFIZER COM APRAZAMENTO ATÉ 12 DE DEZEMBRO
A segunda dose da vacina Pfizer será aplicada no Shopping Popular, nos distritos e nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h.
13. Também haverá imunização nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h e nas Unidades de Saúde da Família Centro Social Urbano (CSU), Parque Ipê I, II e III, Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Rua Nova II, III e Barroquinha, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III.
14. É obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Vale salientar que não será possível antecipar a vacinação para além desta data. Somente aqueles que estão no período recomendado, de acordo com a caderneta de vacinação, poderão receber a segunda dose.
15. As fortes chuvas que atingiram o extremo sul da Bahia causaram prejuízos aos moradores dos municípios como Itamaraju, Jucuruçu, Teixeira de Freitas, Prados e outros de diferentes regiões. Ao menos duas pessoas morreram soterradas e centenas de outras estão desabrigadas.
16. Esse foi o resumo do temporal que atingiu o interior baiano entre a terça (7) e quarta (8) feito pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) no plenário da Câmara. Ele se solidarizou com as vítimas e revelou a importância da participação do governo estadual em auxiliar os moradores para diminuir os estragos.
17. “Entrei em contato com o governador Rui Costa para que coloque o governo à disposição para ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas. Sugeri que ele sobrevoasse a região com técnicos para que possamos avaliar mais precisamente os estragos das fortes chuvas que atingiram essa parte da Bahia e, urgentemente, garantir ajuda emergencial. As chuvas destruíram estradas e mataram pessoas em deslizamento, a situação é delicada e precisa de atenção”, salienta Valmir.
18. O deputado petista diz que a “tragédia pegou todos de surpresa”. Ele descreve que além dos estragos em estradas e de infraestrutura, “a população mais pobre é quem mais sofre”.
19. Completando 66 anos de idade o jornalista Paulo Bina, da Imprensa Assembleia, grande figura humana.
20. A chapa Resgatar IGHB foi impugnada e a cabeça da chapa Nadja Nunes considerou a atititude "ilegal e arbitrária".