Eleições diretas para os gerentes das prefeituras-bairros de Salvador e a construção de escolas de segundo grau nos subúrbios ferroviários de Coutos e Fazenda Coutos foram os projetos de indicação elaborados pelo vereador Gilmar Santiago (PT) e aprovados na última terça-feira, 22, pela Câmara Municipal.
O petista propõe ao prefeito ACM Neto alterar o Decreto 23.822, de 21 de março de 2013, para que os ocupantes dos dez cargos de gerência passem a ser escolhidos pelas comunidades. “No atual modelo das prefeituras-bairro não há participação popular e as eleições para subprefeitos trará mais democracia e transparência”, argumenta o edil.
Em relação às escolas ele lembra que o governo Estadual tem buscado priorizar ações para erradicar a desigualdade e a Educação é o maior instrumento que possibilita a efetividade dessas ações. Na avaliação de Gilmar a falta de escolas nas localidades cria dificuldades de mobilidade e financeiras para os familiares e estudantes que precisam se deslocar para bairros próximos.