As obras de reforço na Barragem de Pituaçu não agradaram ao vereador Euvaldo Jorge (PPS), que realizou visita ao local nesta terça-feira, 22. Ele se diz preocupado com a possibilidade de, durante o período das chuvas, o dique se romper e causar prejuízos à localidade do Bate Facho, na Boca do Rio.
“Demoramos para conseguir que que as obras fossem iniciadas, e agora que estão sendo feitas precisam ser fiscalizadas”, afirmou. “Não estou nada satisfeito com o andamento dessa obra, o que muito me preocupa, já que o período das fortes chuvas já está chegando. O grande volume de água pode agravar a situação do trincamento na estrutura”.
Em fevereiro, quando os serviços foram retomados, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento assumiu que faltava manutenção não só na barragem de Pituaçu como também na de Boa Vista do Tupim, no norte baiano.
“Venho lutando e chamando atenção para esse problema há algum tempo para se evitar o que aconteceu na cidade mineira de Mariana, resultando numa tragédia ambiental nunca vista antes. As fortes correntezas em Pituaçu já trazem muitos prejuízos para a comunidade, imagine se esse equipamento se romper?”, questionou.