A apreensão de mercadorias de ambulantes no bairro de Cazajeiras, praticada por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda Municipal nessa quinta-feira, 25, reflete “a violência social promovida pela gestão de ACM Neto”. A declaração é da líder do PT e presidente da Comissão de Reparação da Câmara de Salvador, Vânia Galvão. O fato foi gravado por um cidadão e está sendo compartilhado nas redes sociais.
De acordo com a petista, “é inadmissível que um prefeito impeça a população de trabalhar, de ganhar o sustento da sua família, principalmente em um município que tem o título de capital do desemprego”. Conforme pondera, “em vez de levar infraestrutura e serviços municipais aos bairros populares e periferias, ACM Neto leva o medo, o terror, a intolerância e estimula a revolta social”.
“Qual o propósito do prefeito com tanta perseguição aos mais pobres”, questiona. Ela lembra que em meados deste mês de janeiro permissionários do Mercado Municipal de Cajazeiras, entregue por ACM Neto, fecharam a Estrada da Paciência em protesto contra o rigor da prefeitura na cobrança pela utilização do espaço, as elevadas taxas da Zonal Azul às poucas vagas de estacionamento do local, que afastam a clientela, além da manutenção de boxes fechados.
“Está claro que não há compromisso social, não há respeito aos ambulantes nem aos pequenos comerciantes; além disso, mais uma vez Salvador se depara com o desvio de função da Guarda Municipal, que em vez de proteger ao patrimônio público está apreendendo mercadorias de pais de famílias”, afirma.