Os vereadores de Salvador continuam apresentando propostas para beneficiar as comunidades atendidas por seus mandatos. Euvaldo Jorge (PP), por exemplo, quer melhorar a mobilidade na BR-324 e indicou ao prefeito ACM Neto que requeira ao Ministério dos Transportes a criação de um acesso na cabeceira do viaduto de Pirajá e alça de acesso no viaduto da Brasilgás para a marginal da rodovia.
Em sua opinião as modificações reduzirão drasticamente o congestionamento na região e, consequentemente, o tempo de viagem dos diversos deslocamentos no entorno da região: “A BR-324 apresenta nestes pontos indicados congestionamentos diários em decorrência da baixa mobilidade e as intervenções, se realizadas, contribuirão para melhorar o trânsito daquela região”.
O pepista aguarda também a aprovação de projeto de sua autoria estendendo a meia passagem para alunos de escolas técnicas profissionalizantes e do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA).
Ele lembra que o Ministério Público da Bahia ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura por ainda não conceder o benefício. Para o MP, restringir o benefício é uma forma de dificultar o acesso à educação, ferindo os princípios da educação nacional, como a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Título para Cultuarte
Atanázio Júlio (PTN) reivindica a renovação do título de utilidade pública municipal da Associação de Cultura e Arte (Cultuarte). Na justificativa, destaca que a entidade civil sem fins lucrativos foi fundada em novembro de 2005, possui sede no Pelourinho e exerce atividades com objetivos culturais, sociais e educativos.
Conforme Atanázio Júlio, a entidade desenvolve e estimula o associativismo e a franca e efetiva colaboração dos associados. “Como percebemos, a Cultuarte promove de todas as formas a classe que representa, notadamente quando realiza palestras, cursos de aperfeiçoamento e reuniões cívico-sociais”, destacou.
Bolsa esporte
A criação do Programa Bolsa Esporte Olímplico é a sugestão de J. Carlos Filho (sem partido), objetivando incentivar e preparar os estudantes, da rede de ensino municipal, para a prática de esportes olímpicos individuais e coletivos.
A iniciativa pretende garantir apoio financeiro, assistência médica, psicológica e técnica gratuita, fornecidos por intermédio da Secretária Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza. Nesse caso os atletas deverão se dedicar exclusivamente aos estudos e ao esporte, sendo vedada qualquer atividade remunerada.
Apoio às creches
A proposta de Vado Malassombrado (DEM) é estabelecer parcerias público privada (PPP) para “manter ativos os trabalhos sociais desenvolvidos por entidades filantrópicas que tentam manter creches comunitárias em funcionamento”.
Conforme o democrata essas instituições, apesar da importância de seu trabalho, acolhendo crianças de famílias carentes, cuidando, alimentando, e, principalmente, oferecendo carinho e amor, elas correm o risco de fechar (com algumas já aconteceu) por questões burocráticas e por falta de recursos próprios. Em sua opinião “o Município não dispõe de recursos próprios para manter todas as creches municipais e comunitárias, daí a importância do município buscar esta parceria”.
Outra proposta de Vado sugere a gratuidade do uso do transporte marítimo municipal para os professores que residem no bairro de Plataforma e trabalham nas escolas públicas localizadas na Cidade Baixa, e vice-versa. Ele lembra que o Município já dispõe do serviço de transporte na travessia Ribeira/Plataforma, através de Lanchas, mais rápidas e com menor exposição aos assaltos, principalmente à noite.
Iluminação na orla
Paulo Magalhães Júnior (PSC) pede à Prefeitura a implantação de iluminação pública nas praias da capital baiana para ampliar a prática de atividades esportivas noturnas. “Recentemente, participei de um torneio de futevôlei na praia do Bogary, na Ribeira, mas as partidas tinham que terminar no final da tarde por falta de iluminação no local. Em outras regiões da orla, a situação é semelhante”, disse.
Ainda de acordo com o projeto isso pode também inibir a ação de bandidos, proporcionando aos praticantes de esportes maior sensação de segurança.
Restaurante em Cajazeiras
A retomada da implantação de um restaurante popular na região de Cajazeiras foi o pedido feito por Gilmar Santiago (PT) ao governador Rui Costa, a retomada da implantação de um Restaurante Popular na região de Cajazeiras. Segundo ele “o projeto parou devido a problemas na elaboração do projeto arquitetônico. A comunidade espera que seja retomado”.
A reivindicação foi apresentada ao petista pelo Conselho de Moradores do Loteamento Parque Sílvio Leal de Cajazeiras IV e VI, e Recanto dos Pássaros. Existe um convênio entre a extinta Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Ministério de Desenvolvimento Social, objetivando a construção do restaurante.
Abrigos nas paradas
A indicação de Orlando Palhinha (DEM) ao prefeito é para a instalação de cobertura nos pontos de ônibus do Subúrbio Ferroviário, desde Lobato até Paripe, passando por todos os bairros.
“É incrível, mas essa é uma carência que se encontra em todas as localidades da suburbana como Rio Sena, Terezinha, Periperi, Ilha Amarela, São João do Cabrito, Plataforma, Lobato, Alto de Coutos, Vista Alegre, Paripe, Conjunto Senhor do Bonfim e tantos outros bairros”, diz o democrata.
CMEI no Alto da Cajá
Eliel de Souza (PV) solicitou à prefeitura a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na localidade Alto da Cajá, Rua Buerarema, no bairro de São Cristóvão. “A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, que visa o desenvolvimento social, físico, intelectual e social, por isso é necessário oferecer um ambiente que estimule e amplie as possibilidades das crianças”, justificou.
Módulo-conforto no Cabula
A CMS aprovou dois projetos de Pedrinho Pepê (PMDB). Um deles indica a construção de módulos-conforto no Cabula VI e Doron. Para o pemedebista esses terminais não dispõem a mínima infraestrutura para proporcionar conforto e segurança, tanto para passageiros quanto para motoristas e cobradores.
A segunda proposta pede câmeras de vídeo monitoramento 24 horas no módulo policial do Cabula VI, considerando os altos índices de criminalidade na região.
Faixas diagonais
Para facilitar a travessia e proporcionar maior segurança aos pedestres, Cátia Rodrigues (Pros) sugere a fixação de faixas de pedestre em X em cruzamentos de grande circulação de Salvador. A proposta, diz ela, segue os exemplos de outras capitais brasileiras, como São Paulo e Goiânia, e foi inspirado nos modelos de Tóquio.
“O trânsito será beneficiado, pois o tempo médio de travessia será reduzido, proporcionalmente também será acrescido o tempo de circulação dos veículos na via, proporcionando, assim, maior mobilidade para motorista e pedestre”, acredita.