Política

VEREADORES homenageiam seminário católico e Dia Municipal do Maçom

Waldir Pires foi distinguido com o título de Personalidade Bahia 2015
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 21/08/2015 às 19:25
Sessão em homenagem à instituição católica
Foto: Reginaldo Ipê

Várias homenagens marcaram as atividades da Câmara de Salvador nesta semana. Na manhã desta sexta-feira, 21, por exemplo, o vereador Joceval Rodrigues (PPS) promoveu uma sessão especial para celebrar os 200 anos de fundação do Seminário Central São João Maria Vianney. O líder do governo na CMS atribuiu ao seu mandato à influência exercida pela Igreja Católica.

“Tenho orgulho de presidir uma sessão tão marcante como essa. Foi para defender os princípios familiares e religiosos que decidi entrar na política. Após anos na vida política, manter o elo fortalecido com a instituição que deu entrada à minha vida publica é motivo de grande honra”, disse ele.

Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger comentou a crise política vivida no país, hoje, e destacou o compromisso dos valores católicos: “Temos que nos ater diariamente aos nossos princípios e a Deus como referência em todos os nossos atos. É bom ver, através dessa solenidade, que a Câmara reconhece a importância da religião na vida do soteropolitano”.

Ele parabenizou também a instituição e seus seminaristas: “As páginas desta história foram escritas por jovens integrantes do serviço da igreja e na construção da sociedade. Nosso seminário formou pastores segundo o coração de Nosso Senhor e continuará formando outros mais”.

Dia do Maçom

Outra celebração foi do Dia Municipal do Maçom, proposta por Alfredo Mangueira (PMDB), na última quinta-feira, 20. A data é festejada desde 2006, quando foi instituída através de projeto de lei do pemedebista e lembra uma reunião presidida por Gonçalves Ledo, no Rio de Janeiro, em 1822, com o apoio de José Bonifácio de Andrada e Silva e outros maçons que atuavam junto ao poder imperial português e defendiam a Independência do Brasil.

“Os maçons estão sempre se preocupando em zelar pelos princípios de igualdade e fraternidade. No passado, tivemos uma parcela importante, em fatos históricos liderados por maçons, como a Independência do Brasil. Atualmente, nós desempenhamos um papel fundamental em Salvador através da filantropia”, declarou Mangueira.

Também presente à solenidade Pedrinho Pepê (PMDB) afirmou não pertencer à irmandade, mas tem “muita vontade de ser” e enalteceu os fortes laços fraternos e de amizade entre seus integrantes.

O advogado Silvio Souza Cardim, há quatro anos como grão-mestre da Grande Oriente Estadual da Bahia (Goeb) da Maçonaria, saudou os integrantes da mesa e também relatou fatos históricos em que a atuação dos maçons foi decisiva para o fortalecimento da cidadania.

“Quando comecei meu mandato, há 4 anos, sempre me empenhei no tratado da corporação à base da união. Não podemos esquecer, nesta data, da nossa contribuição importante na abolição da escravatura. Temos vivido momentos difíceis nas últimas quatro décadas: violência, abuso do governo, intolerância, despreparo da Polícia Militar, entre outros. Mas sempre estivemos empenhados em melhorar a sociedade”, defendeu.

O grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Jair Tércio Cunha Costa, destadou a importância da afinidade moral e disse que a tolerância é a base da fraternidade: “A maçonaria tem três pilares importantes: igualdade, fraternidade e liberdade. Jesus nos ensinou que existe um Deus que habita em todos nós. O trabalho é intenso. Não podemos esquecer que somos todos iguais no cumprimento do dever”.

Personalidade Bahia

Waldir Pires (PT) é que foi distinguido com o prêmio Personalidade Bahia 2015 concedido pela Coordenação Especializada em Núcleos de Promoção a Arte, Comunicação, Educação, Saúde, Cultura e Cidadania (Cenpa-Bahia). Em seu pronunciamento o petista defendeu os valores democráticos e sustentou que a verdadeira democracia tem como pressuposto básico a inclusão social e o atendimento das necessidades elementares de toda a população.

O evento aconteceu no Espaço Cultural da Livraria Saraiva do Shopping da Bahia, na quarta-feira, 19, à noite. O ex-governador foi a primeira personalidade baiana homenageada pela entidade. De acordo com os organizadores “o vereador é um político respeitado na Bahia e no Brasil porque atua de forma primorosa no desenvolvimento do Estado, sendo sinônimo de transparência na vida pública, refletindo no que a Cenpa se espelha: ética e respeito aos cidadãos”.

Sediada no bairro de Pernambués, a Cenpa é uma entidade civil sem fins lucrativos que atua em Salvador há 19 anos. Dentre as ações sociais, busca formar e promover lideranças jovens através da música, da dança, do teatro, das artes plásticas e dos debates culturais.