No que depender da maioria dos vereadores de Salvador o ex-prefeito João Henrique Carneiro ficará mesmo inelegível pelas próximas eleições. As contas do ex-gestor, referentes a 2012 foram reprovadas por 21 votos a 8 na sessão desta quarta-feira, 1º, na CMS, quando o plenário acatou o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, que apontou diversas irregularidades na aplicação das verbas na cidade.
A defesa de JH foi feita por Geraldo Júnior (SDD), ao classificar as ressalvas do TCM como “vícios plenamente sanáveis” e apelar aos colegas que levassem em conta apenas questões técnicas. Ficaram também a favor do ex-alcaide Carlos Muniz, Toinho Carolino, Kiki Bispo e Beca (todos PTN), Leo Prates (DEM), Alemão (PRP) e José Trindade (PSL).
Hilton Coelho (PSOL) e Aladilce Souza (PCdoB) defenderam a rejeição das contas, apontando entre as irregularidades o desrespeito à Constituição na aplicação do mínimo de 25% da receita na educação. Presidente da Comissão da área Sílvio Humberto (PSB) ressaltou o “estrago deixado nas escolas pela administração anterior”, além da burla à determinação constitucional.
Já as contas da CMS em 2012 (gestão de Pedro Godinho – PMDB) e 2013 (Paulo Câmara - PSDB) foram aprovadas por unanimidade, até porque o TCM não acusou ilegalidades nos dois anos. Após a votação o tucano agradeceu aos colegas, em seu nome e de Godinho, reafirmando seu compromisso com o bom uso dos recursos públicos.